EDUCAR PARA O SOCIAL: LEITURA E SOCIEDADE NO LIVRO INFANTO-JUVENIL APOROFOBIA: VOCÊ NÃO CONHECE A PALAVRA, MAS CONHECE O SENTIMENTO

Autores

  • Wellington Medeiros de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v10i1.2288

Resumo

Ao se debruçar sobre livros dedicados ao público infanto-juvenil, o que se tem habitualmente lido é uma lição pedagógica voltada à formação do espírito desse sujeito. Deixar uma lição ou modelar padrões de comportamento com fins ao serviço do que se chama de “boa conduta” tem sido a regra. Desde os contos de fadas, tem sido esse o procedimento. Nesse estudo, como objetivo principal, propõe-se realizar uma leitura do texto literário enquanto prática pedagógica voltada à temática social e ao desenvolvimento crítico do aluno. De base bibliográfica, portanto, o estudo qualitativo apresentado tem na leitura do livro infanto-juvenil Aporofobia: você não conhece a palavra, mas conhece o sentimento, de Blandina Franco e José Carlos Lollo, e no exercício de análise literária, o procedimento metodológico. Do ponto de vista da investigação teórica, o conceito implícito de estrutura, como correlação sistemática das partes (Candido, 1989) e alguns conceitos da narrativa, como o desenvolvimento do tema e sua relação com os personagens, dão suporte à pesquisa realizada. Dessa maneira, procura-se realizar um passeio pelos elementos constitutivos da materialidade do livro que dão sustentação a essa categoria da ficção. Formar uma subjetividade crítica, capaz de discernir processos de configuração da convivência em sociedade, bem como demonstrar a relevância estético-social do fazer literário para o público infanto-juvenil são resultados almejados na circulação da leitura desse e de outros materiais semelhantes.

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Publicado

2025-09-23

Edição

Seção

Artigos Científicos