PELAS TRILHAS DA LITERATURA INFANTIL: DA GÊNESE ÀS MUITAS POSSIBILIDADES DOS LIVROS PARA A INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v10i1.2200

Resumo

A literatura existe antes da dominação do código escrito, quando o homem utilizava a oralidade para a comunicação com o outro. Refletir acerca da literatura infantil evidencia que desde a sua concepção esteve ligada ao caráter pedagógico da escola para o ensino de conteúdos e o preenchimento de questionários, sem levar em conta sua função humanizadora. Este artigo tem como objetivo apresentar considerações sobre os principais marcos históricos do surgimento da literatura para crianças no contexto nacional e internacional, bem como as mudanças epistemológicas das narrativas direcionadas às infâncias a partir das suas múltiplas possibilidades ao leitor. Teoricamente, o trabalho apoia-se nos estudos de Cunha (1999); Lajolo; Zilberman (1987); Zilberman (2003); Coelho (2000); Cosson (2016); dentre outros. O percurso metodológico baseia-se na abordagem qualitativa, tendo com procedimentos a pesquisa bibliográfica. No bojo dessas reflexões, a pesquisa explicita de forma sistematizada o processo de criação da literatura infantil, suas manifestações no espaço escolar e a necessidade de superação dos saberes conteudísticos a partir da formação do leitor literário, sob a perspectiva do letramento literário.

Biografia do Autor

  • Hellen Cris de Almeida Rodrigues, UFRR

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2014), graduação em Educação Física - Claretiano - CentroUniversitário (2017), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2015), Mestrado em Educação pelaUniversidade Estadual de Roraima - UERR (2018). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2022). Foi pedagogano Instituto Federal de Roraima/IFRR/Campus Novo Paraíso, atuando como coordenadora na Coordenação de Assistência ao Estudante - CAES(2014-2016). Foi professsora no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) nos anos iniciais - Colégio de Aplicação da UFRR - CAp/UFRR (2016-2023). Foi coordenadora de Ensino da Etapa de Ensino dos Anos Iniciais no Colégio de Aplicação - CAp/UFRR (2023). Atualmente é professoraadjunta no Curso de Pedagogia da UFRR. Tem experiência na área de Educação e seus estudos são direcionados principalmente aos seguintestemas: formação de professores, processos educativos, alfabetização, infâncias, literatura infantil e letramentos.

  • Emanuella Silveira Vasconcelos, CAp/UFRR

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2017), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2012) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2009). Professora adjunta na Universidade Federal de Roraima, com lotação no Colégio de Aplicação - CAp/UFRR. Pesquisa atualmente temas referentes a processos de ensino-aprendizagem; Alfabetização Científica e tecnologias na Educação; Letramento Científico; Alfabetização, letramentos e tecnologias. 

  • João Luiz da Costa Barros, UFAM

    Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2012). Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2005). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1987). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário FAMETRO (2023). Professor Visitante Sênior na Universidade do Minho, Braga/Portugal, convênio Capes/Procad Amazônia (2024) atuando no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho). Atuou como professor de Educação Física na Rede Pública Estadual, Municipal e Particular da Educação Básica por mais de 25 anos. É professor associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM. Professor permanente no curso de Pós-Graduação stricto sensu em Educação - PPGE/UFAM. É docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - PGEDA- Doutorado em Educação na Amazônia, os quais ministra disciplinas obrigatórias e eletivas com orientações de dissertações e teses. Professor permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF/FEFF/UFAM. Professor do curso de Especialização em Educação Física Escolar - Educação à Distância (EaD/UFAM). Atuou no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/UFAM como professor permanente até 2022. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEFRI/CNPq: Educação Física e suas relações interdisciplinares. Participa dos colegiados de licenciatura e bacharelado em Educação Física - FEFF/UFAM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Corporeidade, lúdico, escola, jogo e criança, Formação e identidade docente; Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Física. Foi membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFAM por seis anos (2018-2023). Foi membro da Comissão de ética em pesquisa da ANPEd (2020-2021). É docente aprovado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atuando como avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, com Habilitação para Duplo Perfil - Avaliações Institucionais credenciamento e recredenciamento de IES. É avaliador de cursos de graduação em Educação Física pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas - CEE/AM. É coordenador da área de Educação Física do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/FEFF/UFAM (2020-2022/2022-2024/2024-2026). É avaliador ad hoc - Padcit/IFAM, UFAC e ANPEd. Possui várias publicações de artigos científicos, capítulos de livros e livros autorais nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Desenvolve projeto de extensão (PAREC) na relação ensino e pesquisa - FEFF/UFAM desde de 2021. É coordenador do POSGRAD FAPEAM - Doutorado em Rede - Núcleo Manaus - FAPEAM/PGEDA/UFAM/UEA (2022-2025). É membro do Conselho Universitário da UFAM - CONSUNI enquanto representante docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM (2023-2024)

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Publicado

2025-09-23

Edição

Seção

Artigos Científicos