LITERATURA BRASILEIRA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Maria Aparecida de Almeida REGO Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v10i1.2287

Resumo

O presente artigo tem como objetivo socializar uma experiência de estudo com os romances brasileiros Iracema, Dom Casmurro, O Cortiço e Macunaíma, na disciplina de Literatura de Língua Portuguesa I, no curso de Letras, com habilitação de Língua Portuguesa. O método aplicado foi a sequência didática expandida, proposta pelo estudioso Rildo Cosson, no livro Letramento Literário (2009). As aulas ocorreram no formato remoto, com encontros semanais através da plataforma Google Meet. Como resultado, os graduandos produziram vídeos e disponibilizaram no You Tube. Dialogamos com alguns teóricos, como Bosi (2003), Candido (2012) e Cosson (2009). Essa proposta metodológica configura-se como um novo caminho para a escolarização da literatura e a efetivação do letramento literário. A escolha teórica e metodológica veio contribuir com a formação do professor/discente de Letras.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Edição

Seção

Artigos Científicos