O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Autores/as

  • Fabiano Custódio de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.535

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Licenciatura em Educação do Campo, Ciências Humanas e Sociais.

Resumen

O curso de Licenciatura em Educação do Campo é voltado a formar professores para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por área de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionais egressos do curso. Dessa forma, propormos aqui discutir a formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, destacando o Ensino de Geografia e sua importância na contribuição para o desenvolvimento do senso crítico dos graduandos da referida área. O texto se inicia com uma breve história da Licenciatura em Educação do Campo; posteriormente, discutiremos a Geografia no âmbito da Formação da Área de Conhecimento - Ciências Humanas e Sociais da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, mostrando as disciplinas de Geografia que compõem o currículo do curso e sua articulação com a Educação do Campo; finalmente, teceremos breves considerações finais acerca da temática nessa reflexão.

 

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. (2017). Revista GeoSertões, 2(4), 56-73. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.535