Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista GeoSertões é um periódico eletrônico de publicação em fluxo contínuo (a partir de 2023), vinculado à Unidade Acadêmica de Geografia (Unageo), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras.
Empenhada na difusão do conhecimento, a Revista GeoSertões oferece acesso livre ao seu conteúdo, buscando promover avanços teóricos e metodológicos para a Ciência Geográfica e áreas afins, além de divulgar pesquisas que evidenciem a realidade empírica em diferentes escalas e contextos.
A GeoSertões acolhe contribuições inéditas de cunho teórico-metodológico e resultados de pesquisas relacionadas à Geografia e áreas afins.
A revista valoriza a diversidade, admitindo a pluralidade de ideias, teorias e métodos.
A Revista GeoSertões não exige pagamento em nenhuma etapa de seu processo de submissão, avaliação, revisão, edição ou publicação
Nos números publicados no ano de 2016, usamos a seguinte licença:
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY NC).
A partir de 2017 adotamos a seguinte licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)
Na avaliação Qualis-Capes (2017-2020), a Revista GeoSertões é B1 na área de Geografia
Todo material publicado na GeoSertões conta com DOI.
Contato: geosertoes@gmail.com
Processo de Avaliação pelos Pares
O Editor-Gerente realiza uma triagem inicial para verificar se o texto se enquadra no escopo da Revista GeoSertões e se atende aos critérios de originalidade, incluindo a análise de possíveis plágios. Caso o manuscrito seja aceito para apreciação por pares, será encaminhado a dois avaliadores. Em caso de divergência de opiniões entre os avaliadores, o texto será submetido a um terceiro especialista. Todo o processo de avaliação será cego, garantindo que o avaliador não tenha conhecimento do autor e vice-versa.
No processo avaliativo, a Revista GeoSertões preza pela seleção de avaliadores externos ao seu corpo editorial e à instituição editora (Unageo-CFP-UFCG).
De acordo com as exigências editoriais da Revista GeoSertões, o editor se reserva o direito de realizar pequenas modificações no texto, tabelas, figuras, entre outros elementos, para adequação ao padrão editorial.
Periodicidade
A Revista GeoSertões (ISSN 2525-5703) é um periódico acadêmico eletrônico de periodicidade anual de fluxo contínuo (era semestral até 2022) e com possibilidades de lançar números especiais.
Política de Acesso Livre
OpenAccess
A Revista GeoSertões oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, fundamentando-se no princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público promove a democratização global do saber.
Indexadores/repositórios
LiVre - Revistas de Acesso Livre
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
Links úteis
Ajuda
A Biblioteca Universitária da Udesc disponibiliza um conjunto de vídeos curtos que oferecem valiosa assistência para quem enfrenta dúvidas no uso do sistema Open Journal Systems (OJS), utilizado pela Revista GeoSertões. Abaixo, seguem alguns vídeos:
Para todos usuários:
Como se cadastrar em um periódico
Para autores:
Como enviar um artigo para um periódico
Como enviar a versão corrigida de um artigo para um periódico?
Para avaliadores:
Histórico do periódico
A Revista GeoSertões (ISSN 2525-5703) é um periódico eletrônico acadêmico que teve publicação semestral até 2022 e, a partir de 2023, adota o formato de fluxo contínuo anual. Está vinculada à Unidade Acadêmica de Geografia (Unageo), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras, localizado no Sertão paraibano, Brasil.
O número inaugural da Revista GeoSertões foi disponibilizado ao público no primeiro semestre de 2016.
A GeoSertões acolhe artigos inéditos de cunho teórico-metodológico e resultados de pesquisas relacionados à Geografia e áreas afins.
A Revista GeoSertões está registrada em diferentes repositórios e bases indexadoras, além de possuir o Digital Object Identifier (DOI).
Na avaliação Qualis/CAPES (2017-2020), a Revista GeoSertões é B1 na área de Geografia
Contato: geosertoes@gmail.com