O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.535Keywords:
Ensino de Geografia, Licenciatura em Educação do Campo, Ciências Humanas e Sociais.Abstract
O curso de Licenciatura em Educação do Campo é voltado a formar professores para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por área de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionais egressos do curso. Dessa forma, propormos aqui discutir a formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, destacando o Ensino de Geografia e sua importância na contribuição para o desenvolvimento do senso crítico dos graduandos da referida área. O texto se inicia com uma breve história da Licenciatura em Educação do Campo; posteriormente, discutiremos a Geografia no âmbito da Formação da Área de Conhecimento - Ciências Humanas e Sociais da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, mostrando as disciplinas de Geografia que compõem o currículo do curso e sua articulação com a Educação do Campo; finalmente, teceremos breves considerações finais acerca da temática nessa reflexão.
References
AUED, Bernardete e VENDRAMINI, Célia Regina (Org). Temas e Problemas no Ensino em Escolas do Campo. São Paulo: Outras expressões, 2012.
CALDART. Roseli Salete et al (org). Caminhos para transformação da Educação: Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular: 2002.
CALDART. Roseli Salete. Licenciatura em Educação do Campo e projeto Formativo. In:__. CALDART. Roseli Salete et al (org). Caminhos para transformação da Educação: Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular: 2002. P. 127-154.
FERNANDES, Bernardo Maçano. Sobre a tipologia de territórios. Presidente Prudente: Nera, 2008.
MOLINA, Monica Castagna, Expansão das licenciaturas em educação do campo: Desafios e Potencialidades, UFPR, Curitiba; 2015.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U (Org). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
PENTEADO, Heloísa Dupas, Metodologia do Ensino de História e Geografia, Cortez,2008, 256 pg.
PIRES, Angela Monteiro Pires. Educação do Campo Como Direito Humano. São Paulo: Cortez, 2012.
Projeto Pedagógico do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG, 2011.
RODRIGUES. ROMIR. Reflexões Sobre a Organização Curricular por Área de Conhecimento In:___. CALDART. Roseli Salete et al (org). Caminhos para transformação da Educação: Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular: 2002. P. 101-126
SANTOS, Cláudio Félix dos, O “aprender a aprender” na formação de professores do campo, Campinas, SP: Autores Associados; 2013.
SILVA, Maria do Socorro, A Construção da Licenciatura em Educação do Campo: Espaço de Diálogo e Ruptura na Universidade, João Pessoa: Editora UFPB, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).