O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Autores

  • Fabiano Custódio de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.535

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Licenciatura em Educação do Campo, Ciências Humanas e Sociais.

Resumo

O curso de Licenciatura em Educação do Campo é voltado a formar professores para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por área de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionais egressos do curso. Dessa forma, propormos aqui discutir a formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, destacando o Ensino de Geografia e sua importância na contribuição para o desenvolvimento do senso crítico dos graduandos da referida área. O texto se inicia com uma breve história da Licenciatura em Educação do Campo; posteriormente, discutiremos a Geografia no âmbito da Formação da Área de Conhecimento - Ciências Humanas e Sociais da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, mostrando as disciplinas de Geografia que compõem o currículo do curso e sua articulação com a Educação do Campo; finalmente, teceremos breves considerações finais acerca da temática nessa reflexão.

 

Referências

AUED, Bernardete e VENDRAMINI, Célia Regina (Org). Temas e Problemas no Ensino em Escolas do Campo. São Paulo: Outras expressões, 2012.

CALDART. Roseli Salete et al (org). Caminhos para transformação da Educação: Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular: 2002.

CALDART. Roseli Salete. Licenciatura em Educação do Campo e projeto Formativo. In:__. CALDART. Roseli Salete et al (org). Caminhos para transformação da Educação: Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular: 2002. P. 127-154.

FERNANDES, Bernardo Maçano. Sobre a tipologia de territórios. Presidente Prudente: Nera, 2008.

MOLINA, Monica Castagna, Expansão das licenciaturas em educação do campo: Desafios e Potencialidades, UFPR, Curitiba; 2015.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U (Org). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.

PENTEADO, Heloísa Dupas, Metodologia do Ensino de História e Geografia, Cortez,2008, 256 pg.

PIRES, Angela Monteiro Pires. Educação do Campo Como Direito Humano. São Paulo: Cortez, 2012.

Projeto Pedagógico do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG, 2011.

RODRIGUES. ROMIR. Reflexões Sobre a Organização Curricular por Área de Conhecimento In:___. CALDART. Roseli Salete et al (org). Caminhos para transformação da Educação: Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular: 2002. P. 101-126

SANTOS, Cláudio Félix dos, O “aprender a aprender” na formação de professores do campo, Campinas, SP: Autores Associados; 2013.

SILVA, Maria do Socorro, A Construção da Licenciatura em Educação do Campo: Espaço de Diálogo e Ruptura na Universidade, João Pessoa: Editora UFPB, 2011.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. (2017). Revista GeoSertões, 2(4), 56-73. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.535