DINÂMICA ECONÔMICA DO BAIRRO BARRA NOVA EM CAICÓ-RN E A TENDÊNCIA À FORMAÇÃO DE UMA SUBCENTRALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1802Palavras-chave:
Geografia UrbanaResumo
O presente trabalho trata de uma breve contextualização acerca da gênese do espaço urbano, refletindo sobre o processo de formação da área central, ambos relacionados com o contexto da cidade de Caicó/RN. Além disto, discutiu-se sobre o processo de descentralização, para, posteriormente, debater acerca do problema desta pesquisa: a tendência do surgimento de uma subcentralidade na perspectiva do bairro Barra Nova. Para o desenvolvimento desse trabalho buscou-se por um arcabouço teórico envolvendo as questões acima, além dos dados comerciais do bairro Centro e do Barra Nova, obtidos na Secretaria Estadual de Tributação, enquanto que os dados populacionais foram obtidos no site do IBGE (2020). Por fim, observou-se uma notória tendência à formação de um subcentro no bairro a que se objetivou esse trabalho, tendo em vista que o Barra Nova se mostra como um setor que tende a se tornar mais dinâmico e menos dependente do núcleo central, em razão de apresentar em sua malha urbana 295 atividades de comércio e serviços que se relacionam diretamente com sua população local.
Referências
ARAÚJO, C. M. A representação da mulher e as questões de gênero na toponímia urbana de Caicó – RN. (Dissertação em História). Natal: UFRN, 2013.
ARAÚJO, M. A. A. Sobre Pedras, entre Rios: modernização do espaço urbano de Caicó/RN (1950/1960). (Dissertação em Geografia). Natal: UFRN, 2008.
CARLOS, A. Fani A. A Cidade. 8° ed. São Paulo: Contexto, 2007.
CORRÊA, L. R. O Espaço Urbano. 4º ed. São Paulo: Editora Ática, 1989
______. Comércio e Espaço: uma retrospectiva e algumas questões. Texto LAGET - série Pesquisa e Ensino. Rio de Janeiro: UFRJ, nº 2, p. 1-24, 2000.
FARIA, C. E. Os eventos geográficos e a expansão urbana de Caicó. (Dissertação em Geografia). Natal: IFRN, 2011.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades, Rio Grande do Norte, Caicó. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/caico/historico. Acesso em: 16 mai. de 2020.
MORAIS, I. R. D. Seridó Norte-rio-grandense: reestruturação e planejamento regional. In: Anais... XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR. Salvador, 2005.
QUEIROZ, L. M. N. Expansão urbana e vulnerabilidades citadina: carto(grafias) socioeconômica e de infraestrutura urbana. 2018. (Tese em Geografia) – UFRN, Natal, 2018.
REIS, Luis Carlos Tosta dos. O desdobramento do núcleo central de negócios e a crise do significado da área central. In: Anais... IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Cidades: Territorialidade, sustentabilidade e demandas sociais. Manaus-AM, 18 a 21 de outubro de 2005. (Disponível em CD-ROM).
SANTOS, L. A. O centro e as novas centralidades: considerações a partir dos circuitos da economia urbana na cidade de Caicó/RN. (Trabalho de conclusão de curso em Geografia) – UFRN, Caicó, 2015.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo; Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
______. O Espaço Dividido. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
VASCONCELOS FILHO, João Manoel de. A importância da área central e suas contribuições para a compreensão e análise da cidade: em discussão o processo de segregação socioespacial. Revista GeoSertões, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 74-89, jun. 2016. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/article/view/31. Acesso em: 22 de jan. de 2021.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. 2º edição. São Paulo: Studio Nobel, 1998.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Diego Gomes Santos Gomes Santos, João Manoel de Vasconcelos Filho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).