DINÂMICA ECONÔMICA DO BAIRRO BARRA NOVA EM CAICÓ-RN E A TENDÊNCIA À FORMAÇÃO DE UMA SUBCENTRALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1802Palavras-chave:
Geografia UrbanaResumo
O presente trabalho trata de uma breve contextualização acerca da gênese do espaço urbano, refletindo sobre o processo de formação da área central, ambos relacionados com o contexto da cidade de Caicó/RN. Além disto, discutiu-se sobre o processo de descentralização, para, posteriormente, debater acerca do problema desta pesquisa: a tendência do surgimento de uma subcentralidade na perspectiva do bairro Barra Nova. Para o desenvolvimento desse trabalho buscou-se por um arcabouço teórico envolvendo as questões acima, além dos dados comerciais do bairro Centro e do Barra Nova, obtidos na Secretaria Estadual de Tributação, enquanto que os dados populacionais foram obtidos no site do IBGE (2020). Por fim, observou-se uma notória tendência à formação de um subcentro no bairro a que se objetivou esse trabalho, tendo em vista que o Barra Nova se mostra como um setor que tende a se tornar mais dinâmico e menos dependente do núcleo central, em razão de apresentar em sua malha urbana 295 atividades de comércio e serviços que se relacionam diretamente com sua população local.
Referências
ARAÚJO, C. M. A representação da mulher e as questões de gênero na toponímia urbana de Caicó – RN. (Dissertação em História). Natal: UFRN, 2013.
ARAÚJO, M. A. A. Sobre Pedras, entre Rios: modernização do espaço urbano de Caicó/RN (1950/1960). (Dissertação em Geografia). Natal: UFRN, 2008.
CARLOS, A. Fani A. A Cidade. 8° ed. São Paulo: Contexto, 2007.
CORRÊA, L. R. O Espaço Urbano. 4º ed. São Paulo: Editora Ática, 1989
______. Comércio e Espaço: uma retrospectiva e algumas questões. Texto LAGET - série Pesquisa e Ensino. Rio de Janeiro: UFRJ, nº 2, p. 1-24, 2000.
FARIA, C. E. Os eventos geográficos e a expansão urbana de Caicó. (Dissertação em Geografia). Natal: IFRN, 2011.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades, Rio Grande do Norte, Caicó. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/caico/historico. Acesso em: 16 mai. de 2020.
MORAIS, I. R. D. Seridó Norte-rio-grandense: reestruturação e planejamento regional. In: Anais... XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR. Salvador, 2005.
QUEIROZ, L. M. N. Expansão urbana e vulnerabilidades citadina: carto(grafias) socioeconômica e de infraestrutura urbana. 2018. (Tese em Geografia) – UFRN, Natal, 2018.
REIS, Luis Carlos Tosta dos. O desdobramento do núcleo central de negócios e a crise do significado da área central. In: Anais... IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Cidades: Territorialidade, sustentabilidade e demandas sociais. Manaus-AM, 18 a 21 de outubro de 2005. (Disponível em CD-ROM).
SANTOS, L. A. O centro e as novas centralidades: considerações a partir dos circuitos da economia urbana na cidade de Caicó/RN. (Trabalho de conclusão de curso em Geografia) – UFRN, Caicó, 2015.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo; Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
______. O Espaço Dividido. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
VASCONCELOS FILHO, João Manoel de. A importância da área central e suas contribuições para a compreensão e análise da cidade: em discussão o processo de segregação socioespacial. Revista GeoSertões, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 74-89, jun. 2016. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/article/view/31. Acesso em: 22 de jan. de 2021.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. 2º edição. São Paulo: Studio Nobel, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diego Gomes Santos Gomes Santos, João Manoel de Vasconcelos Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).