DISCUTINDO A GEOGRAFIA CRÍTICA NA PRÁTICA DE ENSINO

Autores

  • Maria Francineila Pinheiro Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Mariana Guedes Raggi Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Professora de Metodologia de Ensino da Geografia no Centro de Educação da UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica – GPEG. Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1527

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Prática de Ensino, Geografia Humana

Resumo

Estabelecer reflexões acerca da Geografia Crítica no estágio supervisionado é o objetivo central desse texto. Diante disso, o caminho a percorrer neste estudo vai na seguinte direção: investigar como os discentes do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas discutem-na e/ou percebem-na ao longo do estágio no ambiente escolar. Sabe-se que o estágio supervisionado objetiva possibilitar um aprendizado imperativo para que os licenciandos possam refletir acerca da docência, teorizando sobre o seu objeto de estudo e experenciando o ensino na perspectiva da realidade que vivenciará na condição de docente. Mas, efetivamente, isto não vem ocorrendo de modo satisfatório, tendo em vista os inúmeros problemas e/ou desafios vivenciados, nos cursos de licenciatura em todo o país, os quais, por vezes, tem inviabilizado a concretização de ações que coadunam com a formação docente de qualidade. Sendo assim, reflexionar sobre como vem sendo discutida e/ou não a Geografia Crítica no âmbito do estágio supervisionado, oportuniza o entendimento de demais questões, que podem estar, diretamente e/ou indiretamente, associadas aos percalços encontrados no ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Maria Francineila Pinheiro Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Pós Doutora pela Universidade de Valência/Espanha. Professora do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGG/UFAL e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGGEO/UFPI. Professora Adjunta do Curso de Geografia Licenciatura da UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica - GPEG/UFAL. Coordenadora do Laboratório de Educação Geográfica do Estado de Alagoas - LEGAL/UFAL.

    E-mail: francineilalap@gmail.com

Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

DISCUTINDO A GEOGRAFIA CRÍTICA NA PRÁTICA DE ENSINO. (2020). Revista GeoSertões, 5(10), 151-166. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1527