DISCUTINDO A GEOGRAFIA CRÍTICA NA PRÁTICA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1527Palabras clave:
Ensino de Geografia, Prática de Ensino, Geografia HumanaResumen
Estabelecer reflexões acerca da Geografia Crítica no estágio supervisionado é o objetivo central desse texto. Diante disso, o caminho a percorrer neste estudo vai na seguinte direção: investigar como os discentes do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas discutem-na e/ou percebem-na ao longo do estágio no ambiente escolar. Sabe-se que o estágio supervisionado objetiva possibilitar um aprendizado imperativo para que os licenciandos possam refletir acerca da docência, teorizando sobre o seu objeto de estudo e experenciando o ensino na perspectiva da realidade que vivenciará na condição de docente. Mas, efetivamente, isto não vem ocorrendo de modo satisfatório, tendo em vista os inúmeros problemas e/ou desafios vivenciados, nos cursos de licenciatura em todo o país, os quais, por vezes, tem inviabilizado a concretização de ações que coadunam com a formação docente de qualidade. Sendo assim, reflexionar sobre como vem sendo discutida e/ou não a Geografia Crítica no âmbito do estágio supervisionado, oportuniza o entendimento de demais questões, que podem estar, diretamente e/ou indiretamente, associadas aos percalços encontrados no ambiente escolar.
Referencias
BBRASIL. Conselho Nacional de Educação. MEC. Parecer CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração da carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.
CASTELLAR, Sonia M. V. Educação geográfica: formação e didática. In: MORAIS, E. M. B. de; MORAES, L. B (Org) Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010.
CAVALCANTI, Lana de S. Formação inicial e continuada em geografia: trabalho pedagógico, metodologias e (re)construção do conhecimento. In: ZANATTA, Beatriz A; SOUZA, Vanilton C. de (Orgs.). Formação de professores: reflexões do atual cenário sobre o ensino de Geografia. Goiânia: Vieira/NEPEG, 2008.
LACOSTE, Yves. A geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 2006.
MARTINS, Rosa Elisabete Militz W. A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria. O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos. O Estágio enquanto espaço de Pesquisa: caminhos a percorrer na formação docente em Geografia. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografía, 2012.
SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Universidade de Valência/Espanha: cotidianos, desafios e possibilidades. Revista Casa da Geografia de Sobral, Vol.20, n.2, p.82-93, Jul. 2018. ISSN 2316-8056.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).