Educação ambiental popular sustentável: para além da visão romântica e tecnicista

Autores

  • Ireneide Gomes de Abreu Universidade Federal de Campina Grande
  • Jacob Silva Solto Universidade Federal de Campina Grande
  • Silvana Eloisa da Silva Ribeiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Ricardo Alves de Olinda Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i7.1339

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Semiárido Paraibano. Prática crítico-reflexiva

Resumo

A problemática socioambiental tem sido objeto de preocupação de educadores nos diversos níveis de ensino, especialmente no Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva apresentar a análise das concepções e práticas de educação ambiental (EA) nas escolas X, Y e Z. Neste, empregou-se a metodologia quanti-qualitativa por meio de entrevista e questionários, além de revisão bibliográfica e documental. Para operacionalização da pesquisa empírica realizou-se observação in lócus. A amostra foi composta de 17 educadores, 04 gestores e 02 coordenadores pedagógicos. O estudo fundamentou-se no pensamento de Paulo Freire (2011), ao abordar a educação problematizadora, nos enfoques de Sauvé (2005), Reigota (2017), Leff (2009, 2010)  ao tratarem da relação meio ambiente e educação. Os resultados da pesquisa apontam a presença de concepções e práticas tecnicistas e românticas de EA, prevalecendo atitudes pedagógicas pontuais de cunho biorregionalista, distanciando-se das concepções de EA crítico-social, dificultando, assim, a construção da Educação Ambiental Popular Sustentável (EAPS).

Biografias do Autor

  • Ireneide Gomes de Abreu, Universidade Federal de Campina Grande

    DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

    PROFESSORA DE PEDAGODIA

    DOUTORA EM RECURSOS NATURAIS

  • Jacob Silva Solto, Universidade Federal de Campina Grande
    Doutor em Agronomia
  • Silvana Eloisa da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande
    DOUTORA EM SOCIOLOGIA
  • Ricardo Alves de Olinda, Universidade Estadual da Paraíba
    Doutor em Estatística e Experimentação Agronômica

Referências

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Educação ambiental popular sustentável: para além da visão romântica e tecnicista. (2019). Revista GeoSertões, 4(7), 26-38. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i7.1339