REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO ATOR ATIVO, CONSCIENTE E CRÍTICO PARA A COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS QUE FREQUENTAM E HABITAM
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1650Palavras-chave:
Palavras-chaves, Geografia Crítica, Escola, CidadeResumo
O trabalho objetiva discutir e refletir sobre o papel, a relevância e as contribuições da geografia de uma maneira geral, e da geografia crítica de forma particular para a construção do ser social, mais ativo, participativo e consciente de sua história e do cotidiano vivido nos diferentes espaços que mora e frequenta. Para este feito, trouxemos à baila algumas breves discussões acerca das mudanças de caráter teórico metodológico que ocorreram na geografia, evidenciando na contemporaneidade a necessidade de discutir temas e problemas que façam parte do quadro da história de vida da sociedade, principalmente para os grupos em estado de vulnerabilidade social. Nesse sentido, a leitura do espaço e da cidade, se torna condição ímpar para entendermos a teia de relações construídas e impostas para esses grupos, por parte do Estado, do mercado e de suas representações institucionais.
Em um momento posterior, buscamos compreender as relações sociais construídas pelos indivíduos nos espaços da moradia, da escola e da cidade. Assim, colocamos em pauta e demos visibilidade, as limitações e até mesmo o impedimento para a construção do processo ensino aprendizagem de crianças e adolescentes, veiculados por uma forma perversa e desigual da situação de pobreza vivida por esses indivíduos, mostrando suas consequências na escola.
Palavras-chaves: Geografia Crítica, Escola, Cidade
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