ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DO SABER RELIGIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Auteurs

  • Roseane Richele de Medeiros
  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador Professor do Departamento e de Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFRN

DOI :

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i9.1401

Mots-clés :

Geografia, Livros didáticos, Religião.

Résumé

Analisamos a abordagem do saber religião em livros didáticos utilizados no ensino escolar de Geografia, tendo-se em vista o fato de que um dos temas tratados pela Geografia escolar é a religião – importante para a produção do espaço e para o desenvolvimento de movimentos culturais e políticos em diversas escalas, assim como para o entendimento da história do espaço, da sua organização e das características da sua população de acordo com aspectos e influências de fenômenos religiosos. Dentre os vários espaços e níveis nos quais o ensino de Geografia pode ser desenvolvido, recortamos para a pesquisa o nível da Educação Básica, mais precisamente, o Ensino Médio, com vistas a análise da abordagem do saber religião em livros didáticos de Geografia, uma vez que é nesse nível de ensino que há de se considerar a capacidade de abstração e simbolização por parte dos estudantes. Sem a intenção de colocar o livro didático como o único recurso a ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem, enfatizamos esse material didático por ele se apresentar como um importante orientador das aulas de Geografia, tornado, desse modo, um recurso relevante para professores e estudantes. Sendo assim, pesquisamos a abordagem do saber religião nos livros didáticos utilizados pelos professores de Geografia no Ensino Médio nas escolas públicas da cidade de Caicó (RN) – principal centro urbano do Seridó Potiguar, cuja produção do espaço foi e é influenciada pela religião. A escolha da escola pública se justifica pelo fato de acreditarmos na sua importância, principalmente, para aqueles que têm menor poder aquisitivo, filhos da classe de trabalhadores pobres; é, portanto, instituição que exerce forte papel social.

Biographies de l'auteur

  • Roseane Richele de Medeiros
    Mestra em Geografia pela UFRN
  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, Professor do Departamento e de Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFRN
    Doutor em Geografia pela UNICAMP

Téléchargements

Publiée

2020-06-30

Comment citer

ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DO SABER RELIGIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. (2020). Revista GeoSertões, 5(9), 200-217. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i9.1401