ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DO SABER RELIGIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i9.1401Keywords:
Geografia, Livros didáticos, Religião.Abstract
Analisamos a abordagem do saber religião em livros didáticos utilizados no ensino escolar de Geografia, tendo-se em vista o fato de que um dos temas tratados pela Geografia escolar é a religião – importante para a produção do espaço e para o desenvolvimento de movimentos culturais e políticos em diversas escalas, assim como para o entendimento da história do espaço, da sua organização e das características da sua população de acordo com aspectos e influências de fenômenos religiosos. Dentre os vários espaços e níveis nos quais o ensino de Geografia pode ser desenvolvido, recortamos para a pesquisa o nível da Educação Básica, mais precisamente, o Ensino Médio, com vistas a análise da abordagem do saber religião em livros didáticos de Geografia, uma vez que é nesse nível de ensino que há de se considerar a capacidade de abstração e simbolização por parte dos estudantes. Sem a intenção de colocar o livro didático como o único recurso a ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem, enfatizamos esse material didático por ele se apresentar como um importante orientador das aulas de Geografia, tornado, desse modo, um recurso relevante para professores e estudantes. Sendo assim, pesquisamos a abordagem do saber religião nos livros didáticos utilizados pelos professores de Geografia no Ensino Médio nas escolas públicas da cidade de Caicó (RN) – principal centro urbano do Seridó Potiguar, cuja produção do espaço foi e é influenciada pela religião. A escolha da escola pública se justifica pelo fato de acreditarmos na sua importância, principalmente, para aqueles que têm menor poder aquisitivo, filhos da classe de trabalhadores pobres; é, portanto, instituição que exerce forte papel social.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).