GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E O CONTEXTO MIDIÁTICO

Autores

  • Maria do Socorro Pereira de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1383

Palavras-chave:

Globalização, Educação, Mídia

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a gênese do processo de globalização, sua condição hegemônica na sociedade contemporânea e algumas consequências, muitas vezes deletérias, para a sociedade em geral. Esse trabalho é um estudo de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e observa as perspectivas da globalização e das tecnologias informativas e comunicacionais que sustentam o aparato midiático, parceiro dos fundamentos capitalistas. Nesse contexto, é objetivo, também, observar como as questões apontadas podem atingir, de várias maneiras, as conjunturas educacionais e culturais e em que proporção isso ocorre no que concerne às implicações na educação e na relação sociedade-natureza. Buscou-se aparato teórico-crítico em várias áreas do conhecimento, a exemplo da filosofia, sociologia, Tecnologia, Ecologia Humana, Geografia e Literatura, tendo como base estudiosos como Zygmunt Bauman, Raymond Williams, Antonio Candido, Milton Santos, Félix Guattari, entre outros. Ao longo do trabalho, foi possível perceber que a escola é um dos pontos diretamente atingidos pela globalização e a causa de preocupação em discussões sobre educação, que ela precisa cumprir o seu papel, mas para que tenha bons resultados e um trabalho edificante e proveitoso, precisa do apoio do Estado no sentido não só de igualdade, mas também de equidade no processo de escolarização.

Biografia do Autor

  • Maria do Socorro Pereira de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada
    Professora de Literatura com enfase na área de Ecocrítica
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande
    Doutor em Geografia, professor associado do curso de Geografia da UAG - Centro de HUmanidades, professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia humana e gestão socioambiental da UNEB. Coordenador do PIBID edital 2020.

Referências

ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de; AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. Meio ambiente na contemporaneidade: significados e sentidos. In: Revista GeoSertões (Unageo/CFP-UFCG). n. 1, vol. 1, jan./jun. 2016. http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php

BAUMAN, Zygmunt. Globalização, as consequências humanas. (trad. Marcus Penchel) Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Diário Oficial da União, Brasília, 24 dez. 1996.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 23 de out. 2019.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. In: Os 4 pilares da Educação. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas, SP: Papirus, 1993. (original em francês)

__________. Caosmose, um novo paradigma estético (trad.) Ana Lúcia Oliveira e Lúcia Claudia Leão. São Paulo: editora 34, 2000.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica – cartografias dos desejos. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade 10ª ed. (trad. Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Anablume, 2005.

KAERCHER, Nestor André. Ler e Escrever A Geografia Para Dizer a sua Palavra e Construir o seu Espaço. In: Blauth Neli; Damiani Anelisa; Schäffer Otero et al (orgs.). Ensinar e Aprender Geografia. Porto Alegre: agb-Porto Alegre, 1998.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução: Ricardo Correia Barbosa. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MORAES, Denis. O concreto e o virtual, mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

POULICHET, Sylvie Le. O tempo na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

RAFFESTIN, Claude. Por Uma Geografia do Poder. Trad. Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. (original em francês)

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e Espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1999.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1994.

________ A Natureza do Espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SEVERIANO, Maria de F. V.; BENEVIDES, Pablo S. Tempo livre consumado: indústria cultural, consumo e novas tecnologias no contexto do novo espírito do capitalismo. In: EWALD, Ariane p.; SOARES, Jorge Coelho; SEVERIANO, Maria de F. V. e AQUINO, Cassio Braz de. Tempo e subjetividades: perspectivas plurais. Rio de Janeiro: 7 Letras: Pequeno Gesto, 2013.

SOARES, Jorge Coelho. Apresentação. In EWALD, Ariane p.; SOARES, Jorge Coelho; SEVERIANO, Maria de F. V. e AQUINO, Cassio Braz de. Tempo e subjetividades: perspectivas plurais. Rio de Janeiro: 7 Letras: Pequeno Gesto, 2013.

WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 439 p. (original em inglês)

VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico. Trad. Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E O CONTEXTO MIDIÁTICO. (2020). Revista GeoSertões, 4(8), 125-141. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1383