GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E O CONTEXTO MIDIÁTICO

Autores/as

  • Maria do Socorro Pereira de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1383

Palabras clave:

Globalização, Educação, Mídia

Resumen

O artigo tem como objetivo refletir sobre a gênese do processo de globalização, sua condição hegemônica na sociedade contemporânea e algumas consequências, muitas vezes deletérias, para a sociedade em geral. Esse trabalho é um estudo de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e observa as perspectivas da globalização e das tecnologias informativas e comunicacionais que sustentam o aparato midiático, parceiro dos fundamentos capitalistas. Nesse contexto, é objetivo, também, observar como as questões apontadas podem atingir, de várias maneiras, as conjunturas educacionais e culturais e em que proporção isso ocorre no que concerne às implicações na educação e na relação sociedade-natureza. Buscou-se aparato teórico-crítico em várias áreas do conhecimento, a exemplo da filosofia, sociologia, Tecnologia, Ecologia Humana, Geografia e Literatura, tendo como base estudiosos como Zygmunt Bauman, Raymond Williams, Antonio Candido, Milton Santos, Félix Guattari, entre outros. Ao longo do trabalho, foi possível perceber que a escola é um dos pontos diretamente atingidos pela globalização e a causa de preocupação em discussões sobre educação, que ela precisa cumprir o seu papel, mas para que tenha bons resultados e um trabalho edificante e proveitoso, precisa do apoio do Estado no sentido não só de igualdade, mas também de equidade no processo de escolarização.

Biografía del autor/a

  • Maria do Socorro Pereira de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada
    Professora de Literatura com enfase na área de Ecocrítica
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande
    Doutor em Geografia, professor associado do curso de Geografia da UAG - Centro de HUmanidades, professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia humana e gestão socioambiental da UNEB. Coordenador do PIBID edital 2020.

Referencias

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Publicado

2020-05-29

Cómo citar

GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E O CONTEXTO MIDIÁTICO. (2020). Revista GeoSertões, 4(8), 125-141. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1383