DINÂMICA ECONÔMICA DO BAIRRO BARRA NOVA EM CAICÓ-RN E A TENDÊNCIA À FORMAÇÃO DE UMA SUBCENTRALIDADE

Autores

  • Diego Gomes Santos Gomes Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Manoel de Vasconcelos Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1802

Palavras-chave:

Geografia Urbana

Resumo

O presente trabalho trata de uma breve contextualização acerca da gênese do espaço urbano, refletindo sobre o processo de formação da área central, ambos relacionados com o contexto da cidade de Caicó/RN. Além disto, discutiu-se sobre o processo de descentralização, para, posteriormente, debater acerca do problema desta pesquisa: a tendência do surgimento de uma subcentralidade na perspectiva do bairro Barra Nova. Para o desenvolvimento desse trabalho buscou-se por um arcabouço teórico envolvendo as questões acima, além dos dados comerciais do bairro Centro e do Barra Nova, obtidos na Secretaria Estadual de Tributação, enquanto que os dados populacionais foram obtidos no site do IBGE (2020). Por fim, observou-se uma notória tendência à formação de um subcentro no bairro a que se objetivou esse trabalho, tendo em vista que o Barra Nova se mostra como um setor que tende a se tornar mais dinâmico e menos dependente do núcleo central, em razão de apresentar em sua malha urbana 295 atividades de comércio e serviços que se relacionam diretamente com sua população local.

Biografia do Autor

  • Diego Gomes Santos Gomes Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Aluno do Curso de bacharelado em Geografia da UFRN/CAMPUS CAICÓ
  • João Manoel de Vasconcelos Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor Adjunto do Departamento de Geografia/CERES/CAICÓ/ UFRN

Referências

ARAÚJO, C. M. A representação da mulher e as questões de gênero na toponímia urbana de Caicó – RN. (Dissertação em História). Natal: UFRN, 2013.

ARAÚJO, M. A. A. Sobre Pedras, entre Rios: modernização do espaço urbano de Caicó/RN (1950/1960). (Dissertação em Geografia). Natal: UFRN, 2008.

CARLOS, A. Fani A. A Cidade. 8° ed. São Paulo: Contexto, 2007.

CORRÊA, L. R. O Espaço Urbano. 4º ed. São Paulo: Editora Ática, 1989

______. Comércio e Espaço: uma retrospectiva e algumas questões. Texto LAGET - série Pesquisa e Ensino. Rio de Janeiro: UFRJ, nº 2, p. 1-24, 2000.

FARIA, C. E. Os eventos geográficos e a expansão urbana de Caicó. (Dissertação em Geografia). Natal: IFRN, 2011.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades, Rio Grande do Norte, Caicó. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/caico/historico. Acesso em: 16 mai. de 2020.

MORAIS, I. R. D. Seridó Norte-rio-grandense: reestruturação e planejamento regional. In: Anais... XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR. Salvador, 2005.

QUEIROZ, L. M. N. Expansão urbana e vulnerabilidades citadina: carto(grafias) socioeconômica e de infraestrutura urbana. 2018. (Tese em Geografia) – UFRN, Natal, 2018.

REIS, Luis Carlos Tosta dos. O desdobramento do núcleo central de negócios e a crise do significado da área central. In: Anais... IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Cidades: Territorialidade, sustentabilidade e demandas sociais. Manaus-AM, 18 a 21 de outubro de 2005. (Disponível em CD-ROM).

SANTOS, L. A. O centro e as novas centralidades: considerações a partir dos circuitos da economia urbana na cidade de Caicó/RN. (Trabalho de conclusão de curso em Geografia) – UFRN, Caicó, 2015.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo; Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

______. O Espaço Dividido. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

VASCONCELOS FILHO, João Manoel de. A importância da área central e suas contribuições para a compreensão e análise da cidade: em discussão o processo de segregação socioespacial. Revista GeoSertões, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 74-89, jun. 2016. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/article/view/31. Acesso em: 22 de jan. de 2021.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. 2º edição. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06-11-2023

Como Citar

DINÂMICA ECONÔMICA DO BAIRRO BARRA NOVA EM CAICÓ-RN E A TENDÊNCIA À FORMAÇÃO DE UMA SUBCENTRALIDADE. (2023). Revista GeoSertões, 6(12), 83-100. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1802