DISCUTINDO A GEOGRAFIA CRÍTICA NA PRÁTICA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1527Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Prática de Ensino, Geografia HumanaResumo
Estabelecer reflexões acerca da Geografia Crítica no estágio supervisionado é o objetivo central desse texto. Diante disso, o caminho a percorrer neste estudo vai na seguinte direção: investigar como os discentes do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas discutem-na e/ou percebem-na ao longo do estágio no ambiente escolar. Sabe-se que o estágio supervisionado objetiva possibilitar um aprendizado imperativo para que os licenciandos possam refletir acerca da docência, teorizando sobre o seu objeto de estudo e experenciando o ensino na perspectiva da realidade que vivenciará na condição de docente. Mas, efetivamente, isto não vem ocorrendo de modo satisfatório, tendo em vista os inúmeros problemas e/ou desafios vivenciados, nos cursos de licenciatura em todo o país, os quais, por vezes, tem inviabilizado a concretização de ações que coadunam com a formação docente de qualidade. Sendo assim, reflexionar sobre como vem sendo discutida e/ou não a Geografia Crítica no âmbito do estágio supervisionado, oportuniza o entendimento de demais questões, que podem estar, diretamente e/ou indiretamente, associadas aos percalços encontrados no ambiente escolar.
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