DISCUTINDO A GEOGRAFIA CRÍTICA NA PRÁTICA DE ENSINO

Autores

  • Maria Francineila Pinheiro Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Mariana Guedes Raggi Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Professora de Metodologia de Ensino da Geografia no Centro de Educação da UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica – GPEG. Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1527

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Prática de Ensino, Geografia Humana

Resumo

Estabelecer reflexões acerca da Geografia Crítica no estágio supervisionado é o objetivo central desse texto. Diante disso, o caminho a percorrer neste estudo vai na seguinte direção: investigar como os discentes do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas discutem-na e/ou percebem-na ao longo do estágio no ambiente escolar. Sabe-se que o estágio supervisionado objetiva possibilitar um aprendizado imperativo para que os licenciandos possam refletir acerca da docência, teorizando sobre o seu objeto de estudo e experenciando o ensino na perspectiva da realidade que vivenciará na condição de docente. Mas, efetivamente, isto não vem ocorrendo de modo satisfatório, tendo em vista os inúmeros problemas e/ou desafios vivenciados, nos cursos de licenciatura em todo o país, os quais, por vezes, tem inviabilizado a concretização de ações que coadunam com a formação docente de qualidade. Sendo assim, reflexionar sobre como vem sendo discutida e/ou não a Geografia Crítica no âmbito do estágio supervisionado, oportuniza o entendimento de demais questões, que podem estar, diretamente e/ou indiretamente, associadas aos percalços encontrados no ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Maria Francineila Pinheiro Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Pós Doutora pela Universidade de Valência/Espanha. Professora do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGG/UFAL e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGGEO/UFPI. Professora Adjunta do Curso de Geografia Licenciatura da UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica - GPEG/UFAL. Coordenadora do Laboratório de Educação Geográfica do Estado de Alagoas - LEGAL/UFAL.

    E-mail: francineilalap@gmail.com

Referências

BBRASIL. Conselho Nacional de Educação. MEC. Parecer CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração da carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

CASTELLAR, Sonia M. V. Educação geográfica: formação e didática. In: MORAIS, E. M. B. de; MORAES, L. B (Org) Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010.

CAVALCANTI, Lana de S. Formação inicial e continuada em geografia: trabalho pedagógico, metodologias e (re)construção do conhecimento. In: ZANATTA, Beatriz A; SOUZA, Vanilton C. de (Orgs.). Formação de professores: reflexões do atual cenário sobre o ensino de Geografia. Goiânia: Vieira/NEPEG, 2008.

LACOSTE, Yves. A geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 2006.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz W. A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria. O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos. O Estágio enquanto espaço de Pesquisa: caminhos a percorrer na formação docente em Geografia. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografía, 2012.

SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Universidade de Valência/Espanha: cotidianos, desafios e possibilidades. Revista Casa da Geografia de Sobral, Vol.20, n.2, p.82-93, Jul. 2018. ISSN 2316-8056.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

DISCUTINDO A GEOGRAFIA CRÍTICA NA PRÁTICA DE ENSINO. (2020). Revista GeoSertões, 5(10), 151-166. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1527