Educação ambiental popular sustentável: para além da visão romântica e tecnicista
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i7.1339Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Semiárido Paraibano. Prática crítico-reflexivaResumo
A problemática socioambiental tem sido objeto de preocupação de educadores nos diversos níveis de ensino, especialmente no Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva apresentar a análise das concepções e práticas de educação ambiental (EA) nas escolas X, Y e Z. Neste, empregou-se a metodologia quanti-qualitativa por meio de entrevista e questionários, além de revisão bibliográfica e documental. Para operacionalização da pesquisa empírica realizou-se observação in lócus. A amostra foi composta de 17 educadores, 04 gestores e 02 coordenadores pedagógicos. O estudo fundamentou-se no pensamento de Paulo Freire (2011), ao abordar a educação problematizadora, nos enfoques de Sauvé (2005), Reigota (2017), Leff (2009, 2010) ao tratarem da relação meio ambiente e educação. Os resultados da pesquisa apontam a presença de concepções e práticas tecnicistas e românticas de EA, prevalecendo atitudes pedagógicas pontuais de cunho biorregionalista, distanciando-se das concepções de EA crítico-social, dificultando, assim, a construção da Educação Ambiental Popular Sustentável (EAPS).Referências
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