O CONTO, (EM)CANTOS DA ESCOLA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v7i2.1996Resumo
Muitas discussões existem sobre a inserção da leitura literária na escola, mas o grande desafio de tais reflexões ainda é fornecer subsídios teóricos e metodológicos para auxiliar a prática pedagógica dos professores. Dado o exposto, o presente estudo objetiva implementar a leitura literária na 1ª série “E” da Escola de Ensino Médio de Campos Sales/CE no intuito de solucionar possíveis lacunas existentes no que se refere ao déficit da leitura literária dos discentes da turma mencionada. Esta pesquisa caracteriza-se como explicativa, qualitativa e interventiva cujo desenho foi constituído a partir de fases pré-definidas, enquanto método foi utilizada a pesquisa-ação constituída das seguintes fases: Fase diagnóstica, planejamento das ações, execução das ações e análise dos resultados. Logo, os resultados desta pesquisa mostram que a partir da implementação das oficinas embasadas nas propostas apresentadas neste estudo, proporcionou o desenvolvimento da leitura literária, fruição estética, gosto pela leitura e compreensão da literatura enquanto arte humanizadora e transformadora da realidade em que a turma da 1ª série “E” da Escola de Ensino Médio de Campos Sales encontra-se inserida, conforme apontam os resultados apresentados e discutidos neste estudo de forma evidente.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. Psicologia da Educação, n. 1, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. 2010.
CAPOVILLA, Fernando César. Os novos caminhos da alfabetização infantil: relatório encomendado pela Câmara dos Deputados ao Painel Internacional de Especialistas em Alfabetização Infantil. 2005.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2010.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KLEIMAN, Angela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e linguística portuguesa, n. 8, p. 409-424, 2006.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. O preço da leitura: leis e números por detrás das letras. São Paulo: Ática, 2001.
LIMA, Sheila Oliveira. Subjetividade e formação do leitor: o problema da ausência da leitura literária nos livros didáticos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental. De volta ao futuro da lingua portuguesa. Atas do V SIMELP-Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, p. 3151-3168, 2017.
REIS, Thaize de Souza; SOUZA, Deisy das Graças de; ROSE, Júlio César de. Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita. Estudos em Avaliação Educacional, v. 20, n. 44, p. 425-452, 2009.
SOUZA, Daniela Fernanda Roseno et al. LETRAMENTO LITERÁRIO, TEORIA E PRÁTICA: ESTUDO E REFLEXÕES. Anais do Simpósio Internacional de Ensino de Língua, Literatura e Interculturalidade (SIELLI) e Encontro de Letras, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1994.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o Ensino da Literatura. São Paulo; Contexto, 1988
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.