LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.192Resumo
As discussões aqui propostas surgem a partir da observação de como as habilidades de ler e escrever vêm sendo negligenciadas nas salas de aula, principalmente no Ensino Fundamental, pois, nesse nível de ensino, muitas vezes, as práticas de leitura e escrita são basicamente as dispostas no livro didático. Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir do Livro Didático e suas orientações para o trabalho de leitura e escrita com os gêneros textuais. Diante disso, para a realização deste artigo, baseamo-nos no aporte teórico de Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Geraldi (2010), Koch (2006), Bakhtin (2011), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Além disso, analisamos um livro didático por meio de ficha com perguntas que contemplam o efetivo trabalho com gêneros textuais para a prática da leitura e escrita de forma crítica e reflexiva, explorando suas especificidades e proporcionando leituras que vão além da superficialidade do texto. Da análise, concluimos que a presença dos gêneros textuais nos livros didáticos é um aspecto positivo para a prática da leitura, compreensão e escrita na escola, contemplando a concepçao sociointecionista de língua e linguagem, entretanto, as perguntas de compreensão e a seleção dos gêneros ainda precisam de atenção para melhorar a prática das aulas de Língua Portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Gêneros textuais.
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