A FONOESTILÍSTICA NA GRAMÁTICA EM TEXTOS, DE LEILA LAUAR SARMENTO: BREVES APONTAMENTOS

Autores

  • Rafael Francisco BRAZ Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v7i2.1835

Resumo

Apesar de muitas discussões e o surgimento de diversos métodos e abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, observamos que o método tradicional de ensino de língua ainda é recorrente atualmente, especialmente quando pensamos o ensino de Gramática. Para tanto, objetivamos investigar os pontos de fonética e fonologia que a Gramática em Textos (2012), de Leila Lauar Sarmento, abarca, principalmente, em sua obra, nas atividades no tocante à fonoestilística. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de considerarmos a parte de fonoestilística no âmbito dos estudos fonéticos e fonológicos, pois muitas das vezes não é referida em manuais de língua portuguesa e, também, não estudada em sala devido ao currículo de ensino. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental, utilizamos as considerações teóricas de Silva (2021), Seara, Nunes e Lazzarotto-Vilcão (2021), Roberto (2016) e Cagliari (2009) que tratam das definições de fonética e fonologia. No tocante a estilista e à fonoestilística tomamos por base os argumentos críticos de Câmara Júnior (1978), Bueno (1964), Monteiro (1991) e Martins (1997) e dos gramáticos Azeredo (2008), Bechara (2009) e Castilho e Elias (2015). Como resultados alcançados, percebemos que o uso da fonoestilística é abordado de forma significativa nas atividades que tratam do tema de fonética.

 

Palavras-chave: Fonologia. Fonética. Fonoestilística. Ensino de Gramática.

Biografia do Autor

  • Rafael Francisco BRAZ, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - UEPB/PPGLI (2021) e, também, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFRN/PPgPsi (2019). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba -UFPB/PPGL (2014). Especialista em Língua Estrangeira Moderna: Inglês e Espanhol - IFPB (2020) e, também, Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2013). Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Tem vários capítulos de livros, artigos e ensaios publicados anais de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais na área de Língua e Literatura Espanhola e Portuguesa. Foi monitor da graduação de Língua Espanhola (2008-2010). Pesquisador do PIBIC-CAPS/CNPq na pesquisa do Imaginário simbólico da Serpente na Literatura Brasileira. Atuou como Professor substituto do Departamento de Letras - DL da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I e III e, também, Departamento de Ciências Básica e Sociais -CCHSA na Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Campus III. Desenvolve pesquisas que contemplam as temáticas ou áreas de interesse: a-) Psicologia analítica; b-) Psicologia da Personalidade; c-) Neurociência do amor; d-) Literatura e psicanálise; e-) Mitocrítica e Mitoanálise; f-) Antropologia do Imaginário Simbólico; g-) Literatura comparada; h-) Estudos Culturais; i-) semiótica; j-) Análise do Discurso; l-) Ensino de língua espanhola, francesa e portuguesa com ênfase maior na área de literatura e suas práticas simbólicas, do imaginário e identidade cultural, discutindo a representação mítico-simbólica-metafórica associadas ao Feminino. Revisor Ad hoc de alguns periódicos da área de Letras, Linguística, Literatura, Educação e Psicologia.

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Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Artigos Científicos