A FONOESTILÍSTICA NA GRAMÁTICA EM TEXTOS, DE LEILA LAUAR SARMENTO: BREVES APONTAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v7i2.1835Resumo
Apesar de muitas discussões e o surgimento de diversos métodos e abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, observamos que o método tradicional de ensino de língua ainda é recorrente atualmente, especialmente quando pensamos o ensino de Gramática. Para tanto, objetivamos investigar os pontos de fonética e fonologia que a Gramática em Textos (2012), de Leila Lauar Sarmento, abarca, principalmente, em sua obra, nas atividades no tocante à fonoestilística. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de considerarmos a parte de fonoestilística no âmbito dos estudos fonéticos e fonológicos, pois muitas das vezes não é referida em manuais de língua portuguesa e, também, não estudada em sala devido ao currículo de ensino. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental, utilizamos as considerações teóricas de Silva (2021), Seara, Nunes e Lazzarotto-Vilcão (2021), Roberto (2016) e Cagliari (2009) que tratam das definições de fonética e fonologia. No tocante a estilista e à fonoestilística tomamos por base os argumentos críticos de Câmara Júnior (1978), Bueno (1964), Monteiro (1991) e Martins (1997) e dos gramáticos Azeredo (2008), Bechara (2009) e Castilho e Elias (2015). Como resultados alcançados, percebemos que o uso da fonoestilística é abordado de forma significativa nas atividades que tratam do tema de fonética.
Palavras-chave: Fonologia. Fonética. Fonoestilística. Ensino de Gramática.
Referências
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publiafolha, 2008.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de outubro 2021, às 23:37.
BUENO, Silveira. Estilística brasileira. São Paulo: Saraiva, 1964.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Análise Fonológica: introdução à teoria e a prática. Campinas: São Paulo: Mercado de Letras, 2002.
CÂMARA JÚNIOR, Joaquim Mattoso. Contribuição à estilística portuguesa. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.
CASTILHO, Ataliba T. de; ELIAS, Vanda Maria. Pequena Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à Estilística: a expressividade na língua portuguesa. São Paulo: T.A. Queiroz, 1997.
MONTEIRO, José Lemos. A estilística. São Paulo: Ática, 1991.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROBERTO, Mikaela. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. São Paulo: Parábola, 2016.
SARMENTO, Leila Laur. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2012.
SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Para conhecer Fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2021.
SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.