SINCRETISMO RELIGIOSO E A TRANSCENDÊNCIA AO PLANO DISTAL NO MARACATU RURAL PERNAMBUCANO

Autores

  • Adriano Carlos de MOURA IFPE
  • Maria de Fátima Barbosa de Mesquita BATISTA UFPB

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i1.1799

Resumo

Buscamos evidenciar, à luz da semiótica das culturas de linha francesa ou greimasiana, de que forma se dá o sincretismo religioso e cultural no maracatu rural ou de baque solto da Zona da Mata Norte de Pernambuco e, por conseguinte, a incorporação de elementos do catolicismo popular, do catimbó e do candomblé nos ritos de preparação e proteção espiritual que ocorrem nesse maravilhoso folguedo nordestino. Analisamos, mais especificamente, como se dá a transposição da fronteira transcendental nas apresentações dos maracatus rurais. Os resultados demonstraram que, a partir do travestimento em personagens e por meio de um sincretismo religioso latente, os brincantes do maracatu estabelecem uma ponte com um mundo ausente (RASTIER, 2009), alcançando, dessa forma, um plano onírico, mítico, transcendental.

PALAVRAS-CHAVE: Semiótica das Culturas. Maracatu. Sincretismo. Fronteira.

Referências

BATISTA, M. F. B. M. O discurso semiótico. In: ALVES, E.; BATISTA, M. F.; CHRISTIANO, M. E. (orgs.). Linguagem em foco. João Pessoa: Editora Universitária/Idéia, p. 133-157, 2001.

BONALD NETO, O. Os caboclos de lança – azougados guerreiros de Ogum. In: SOUTO MAIOR, M.; SILVA, L. D. Antologia do Carnaval do Recife. Recife: Fundaj, Ed. Massangana, 1991. p. 279-295.

BENJAMIN, R. Folguedos e danças de Pernambuco. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1989.

RASTIER, F. Ação e Sentido por uma semiótica das culturas. Tradução: Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista – João Pessoa: Ideia/ Editora Universitária, 2010.

_____. Sémantique interprétative. Paris: Presse universitaire de France, 1987.

_____. Tem a linguagem uma origem? São Paulo: Revista brasileira de Psicanálise, 2009.

REAL, K. O folclore do carnaval do Recife. 2 ed. Recife: Fundaj, Massangana, 1990.

SOARES, M. S. L. C. A Cambinda do Cumbe. 1ª edição. Recife: Canal 03, 2006.

VIEIRA, S. S. O caboco velho, antigo, sabe brincar. Vai respeitar! : a diversidade dos rituais espirituais na brincadeira do maracatu baque solto/rural. In: V Colóquio de História: historiografia, pesquisa e patrimônio – Universidade Católica de Pernambuco. Recife: V Colóquio de História: historiografia, pesquisa e patrimônio, 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Edição

Seção

Artigos Científicos