LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA MODALIDADE EaD NA UFRN: ESTRUTURA, FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i3.525Palavras-chave:
Educação à Distância, Licenciatura em Geografia UFRN, Formação docenteResumo
O Ensino à Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte compreende uma estrutura complexa e que busca sobretudo, o aprendizado do aluno, apesar de suas limitações espaciais, temporais e/ou materiais, oferecendo suporte para sanar tais dificuldades e facilitando o acesso à educação superior em locais, até então, sem a oferta dessa modalidade. No sentido de compreender essa estrutura, seus agentes e processo formadores, escrevemos o presente texto, resultado da pesquisa intitulada “A EaD, sua plataforma virtual e o processo de aprendizagem no curso de Geografia”, e que tem por objetivo apresentar algumas das características principais a respeito do funcionamento da EaD na UFRN, dando ênfase às ferramentas de aprendizagem disponíveis nessa modalidade, para o curso de Geografia, seu planejamento e prática a partir da disciplina de Estágio Supervisionado, e os métodos avaliativos nela utilizados. Suas bases referenciais envolvem leituras relativas ao desenvolvimento da pesquisa, coleta no banco de dados tanto da Secretaria de Educação à Distância – SEDIS – quanto do Ministério da Educação e Cultura – MEC – e autores que tratam dos subtemas escolhidos no corpo do texto.Referências
BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre.; NORONHA, Claudianny Amorim. Estágio Supervisionado para Formação de Professores. Natal: SEDIS, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. . Acesso em: 09/08/2011.
FAZENDA, I. C. A. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo. (org) A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 19 ed. Campinhas, SP. Papirus, 2010.
OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões. A Avaliação no Sistema de Educação à Distância. NEAD-UFMT: Cuiabá, 2006. In.: SANAVRIA, Claudio Zarate. Avaliação da Aprendizagem na Educação à Distância: Concepções e práticas de professores do ensino superior. Campo Grande, 2008. 224p. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica Dom Bosco.
Secretaria de Educação à Distância. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia à Distância. Natal: SEDIS, 2005. Disponível em:
http://www.sedis.ufrn.br/images/documentos/geografia/projeto%20do%20curso%20de%20geografia.pdf Acesso em 20 de fevereiro de 2015.
SOEK, Ana Maria.; HARCEMIV, Sonia Maria Chaves. O professor/tutor e as relações de ensino e aprendizagem na educação à distância. Associação Brasileira de Educação à Distância. 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2008/ARTIGO_07_RBAAD_2008_ENSAIO.pdf Acesso em 20 de fevereiro de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).