A ESPACIALIZAÇÃO/VARIAÇÃO DO PREÇO DOS IMÓVEIS EM CAICÓ E SEUS IMPACTOS NO TOCANTE AO DIREITO À MORADIA E A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA ENCONTRADA NAS DIVERSAS REGIÕES DA CIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10689818Palavras-chave:
Caicó, Cidade, Direito a moradia, Espaço Urbano, Renda da Terra UrbanaResumo
O seguinte trabalho faz uma análise crítica e sistemática sobre a espacialização e variação nos preços dos imóveis na cidade de Caicó/RN, bem como observa a qualidade da infraestrutura nas diversas regiões da cidade, que apresentam políticas públicas de moradia social. Um outro objeto deste estudo são os impactos no tocante ao direito à moradia assegurado pela Constituição Federal de 1988 em decorrência dos preços cobrados para se ter acesso a uma moradia digna e sua relação com os problemas de segregação e desigualdade socioespacial constatados neste município. A metodologia utilizada para este estudo foi uma abordagem quali-quantitativa, em que se priorizou, seguindo a orientação de Minayo (2001), o significado das coisas, suas representatividades e valores. No decorrer da pesquisa buscou-se trabalhar também com o conceito de Renda Diferencial, desenvolvido por Singer (1980), onde o mesmo explica como a localização vai ser um fator relevante na valorização de determinados espaços. Logo, constatou-se durante a referente pesquisa que à medida que o cidadão busca maiores amenidades o custo de tal bem se torna maior e com isso o acesso a uma infraestrutura e moradia digna se torna cada vez mais inacessível.
Palavras-chaves: Caicó, Cidade, Direito a moradia, Espaço Urbano, Renda da Terra Urbana
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.496p. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em:30/11/2022.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade: o homem e a cidade; a cidade e o cidadão; de quem é o solo urbano? São Paulo: Editora Contexto, 1992.
CORRÊA, Roberto Lobato et al. O espaço urbano. São Paulo, Ática, 1989.
Estatuto da Cidade. Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Senado Federal, Brasília, 2001.
Imobiliária São João. Disponível em: <https://imobsaojoao.com.br>. Acesso em: 24 Ago, 2022
MEDEIROS, Ravena Valcácer de. Entre o direito e a negação à moradia: análises das políticas públicas de moradia social em Caicó. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SINGER, Paul. O uso do solo urbano na economia capitalista. Boletim paulista de Geografia, n. 57, p. 77-92, 1980.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. São Paulo: 1988.
VASCONCELOS FILHO, João Manoel de. O Direito à moradia e o discurso de Implantação de políticas públicas habitacionais na perspectiva de construção de cidades saudáveis e democráticas: reflexões sobre Araguaína-TO. Tese de Doutorado. UFU, Uberlândia, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Rennan Douglas Alves de Moura Alves Moura, João Manoel de Vasconcelos Filho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).