AS LINGUAGENS E TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA POLÍTICA: PROPOSTAS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DAS TIRAS DA MAFALDA
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1817Palavras-chave:
Geografia Escolar, Ensino, WebsiteResumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um material didático que colabora no ensino de Geografia Política, através das tiras da personagem Mafalda, junto aos anos finais do Ensino Fundamental. O método adotado foi a construção de um website para facilitar ao professor estratégias de ensino em quatro categorias que contextualizam a Geografia Política na escola Nova Ordem Mundial, segregação socioespacial, cartografia aplicada à Geografia Política e os fluxos migratórios com enfoque aos refugiados. Como resultados, destacamos o desenvolvimento de atividades que envolvem as diferentes linguagens de ensino e técnicas empregadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tais como: padlet, podcasts, música e gamificação. Quanto ao uso destes recursos, ressaltamos suas vantagens e também as fragilidades de suas aplicações no atual contexto educacional brasileiro. Consideramos que uma pesquisa com esta temática possa contribuir junto às reflexões e desenvolvimento do raciocínio geográfico através da linguagem plural que as TICs permitem e, sobretudo, com o propósito de estimular o aprimoramento de habilidades que envolvem o ensino de Geografia Política entre os estudantes.
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