O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1536Palavras-chave:
geografia escolar, ensino de geografia, educação básica, cidade educadora.Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar uma discussão teórica sobre o ensino da disciplina geografia na educação básica, trazendo para a centralidade do debate as proposições postas pelos defensores da cidade educadora enquanto perspectiva de seleção, organização e construção do conhecimento a ser trabalhado nas aulas. Partimos da contextualização do conceito de cidade educadora, destacando seus princípios e levantando reflexões sobre as potencialidades da adoção desta perspectiva para o ensino da geografia escolar. A pesquisa bibliográfica que resultou na escrita deste artigo selecionou os textos de Cabezudo (2004), Gadotti (2006), Gatotti e Padilha (2004), Brada e Rios (2004) e Freire (2018) que foram analisados e cujos resultados são aqui discutidos. Conclui-se que a perspectiva da cidade educadora apresenta grande potencialidade para promover a oxigenação do ensino de geografia na educação básica, pois os princípios educativos contidos na concepção de cidade educadora possibilitam o redescobrimento da cidade e a ampliação da noção de espaço de aprendizado ao tomar a cidade em sua totalidade como um espaço educativo.
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