APRENDENDO E PRODUZINDO HISTÓRIAS SOBRE O SEMIÁRIDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1372Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Geografia RegionalResumo
RESUMO
As instituições educacionais no Brasil adotam livros didáticos que subsidiam uma base curricular comum no ensino de amplitude nacional. Nessa dinâmica, as escolas são tradicionalmente habituadas a organizar seus currículos, seguindo a sequência dos conteúdos dos livros didáticos. Em consonância com o artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), este trabalho traz reflexões acerca da relevância de inserir no currículo escolar conteúdos que contemplem especificidades regionais e locais do Semiárido. Para que ocorram essas mudanças de prática, faz-se imprescindível trazer à luz a parte diversificada do currículo em que os profissionais de educação precisam estar cientes do seu papel, perante a sociedade. Para a obtenção dos resultados, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do tema abordado, utilizando-se de uma metodologia descritiva, levando em consideração que esse trabalho propõe relatar o processo criativo de um livro paradidático, produzido a partir das reflexões dos discentes, tendo como foco: ressaltar a biodiversidade da Caatinga; propiciar algumas reflexões sobre currículo e discutir dentro da equipe interdisciplinar os conteúdos abordados sobre o Semiárido nos livros didáticos. A trajetória dessa pesquisa resultou na produção final de um livro paradidático infantil.
Palavras-Chave: Currículo Escolar. Produção interdisciplinar. Livro Paradidático.
Referências
ARROYO, M.G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes Editora, 2011.
BRASÍLIA: Senado Federal. Conteúdo: Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Lei no 9.394/1996.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo. Editora Cortez, 1989.
MARTINS, J.S. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o Semiárido. In. Educação para a Convivência com o Semiárido: reflexões teórico-práticas. Secretaria Executiva de Rede de Educadores do Semiárido Brasileiro. Juazeiro da Bahia: Selo editorial – RESAB, 2006. p. 37- 66.
SETUBAL, M. A. A escola e sua função social. In: Raízes e Asas. vol. 1, 3ª ed. São Paulo. CENPEC, 2002.
TUFANO, D. Estudo de literatura brasileira. São paulo: Ed. Moderna, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).