A GEOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1649Palavras-chave:
Educação, Ensino de Geografia, Geografia Escolar Crítica, Cidadania.Resumo
Este ensaio objetiva analisar o papel educativo da Geografia Escolar Crítica na formação para a cidadania no Brasil. Para isso, amparou-se nos princípios da pesquisa bibliográfica e nos fundamentos da teoria crítica. Procura revelar como a Educação e a Geografia Escolar, em suas diferentes perspectivas e em diferentes contextos históricos do país, estiveram no centro dos conflitos inerentes à cidadania. Conclui que a educação fundamentada na filosofia da práxis e a Geografia Escolar Crítica podem contribuir para a superação do modelo de sociedade brasileira atual e da sua cidadania atrofiada, mutilada e amputada, que se traduz na figura do cidadão produtivo e consumidor, que as propostas curriculares pragmáticas oficiais contemporâneas objetivam formar. Considera que a Geografia Crítica Escolar, por possibilitar a leitura das contradições do espaço, pode contribuir para a formação da consciência política necessária às lutas para a edificação da cidadania real, integral, irrestrita e concreta.
Palavras-chaves: Educação; Ensino de Geografia; Geografia Escolar Crítica; Cidadania.
Referências
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora da UFPE, 2006.
BECKER, Bertha K. e EGLER, Cláudio A. G. Brasil: uma potência regional na economia-mundo. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos el al (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/AGB, 1999.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Sociedade brasileira: autoritarismo por todos os lados. Entrevista. In: Revista Cult, ano 19, n. 209, fevereiro/2016.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A lei 13.415/2017 e o lugar da geografia escolar na estrutura curricular do Ensino Médio. In: Revista Ensino de Geografia, Recife-PE, v. 03, n. 2, 2020.
______. A reforma que deforma: o novo ensino médio e a geografia. In: Pensar Geografia, Mossoró-RN, v. 1, n. 2, dez./ 2017.
______. A formação do professor de Geografia para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. In: ______ & OLIVEIRA, Marlene M. de (orgs.). A formação docente em Geografia: teorias e práticas.1. ed. Campina Grande-PB: EDUFCG, 2014.
______. A alfabetização geográfica em questão: reflexões sobre a formação docente para o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: LEAL, Fernanda de Lourdes A. & FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (orgs.). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande: EDUFCG, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
______. Pedagogia do oprimido. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FRIGOTTO, G & CIAVATTA, M. Educar o trabalhador produtivo ou o ser humano emancipado? In: Trabalho, Educação e Saúde, 1(1); 45-60 p, 2003.
GEBRAN. Raimunda Abou. A geografia no Ensino Fundamental: trajetória histórica e proposições pedagógicas. In: Colloqulum Humanarum, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, p. 81-88, jul./dez., 2003.
GOHN, Maria da Glória. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor. In: Mediações, Londrina, v. 5, n. 1, jan./jun. /2000.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. V. 2. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
KAERCHER, Nestor André. Se a Geografia Escolar é um pastel de vento, o gato come a Geografia Crítica. Porto Alegre: EVANGRAF, 2014.
LACOSTE, Yves. A geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução de Maria Cecília França. 4. ed. Campinas- SP: Papirus, 1997.
MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008 (Mundo do Trabalho).
OLIVEIRA, Marlene Macário & FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. Percursos metodológicos da geografia para uma análise do meio ambiente na escola. In: In: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha & OLIVEIRA, Marlene Macário (orgs.). A formação docente em geografia: teorias e práticas. 1. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2014.
PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.
PEREZ, Carmem Lúcia Vidal. Leituras de mundo/leituras de espaço: um diálogo entre Paulo Freire e Milton Santos. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Novos olhares sobre a
alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001, 101–121p.
PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I; CECETE, Núria H. Para ensinar e aprender geografia. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROCHA, Genylton Odilon do Rego. O currículo oficial para o ensino de Geografia: as prescrições oficiais do Estado brasileiro (1995-2010). In: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha & OLIVEIRA, Marlene Macário (orgs.). A formação docente em geografia: teorias e práticas. 1. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2014
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. São Paulo: EDUSP, 2002a (Coleção Milton Santos; 2).
______. O espaço do cidadão. 6. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2002b (Coleção Espaços).
______. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002c.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2013. (Coleção Memória da Educação).
SILVA, Tomás Tadeu. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
TIBURI, Márcia. Educação meia-boca. Sobre a dissociação da consciência. In: Revista Cult, ano 19, n. 219, dez./2016.
VESENTINI, José Willian. Geografia crítica e ensino. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? 7. ed. São Paulo: Contexto, 1998 (Coleção Repensando o Ensino).
______. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. In: ______. (org.) O ensino de Geografia no século XXI. Campinas-SP: Papirus, 2004 (Coleção Papirus Educação).
VLACH, Vânia Rúbia Farias. Ideologia do nacionalismo patriótico. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? 7. ed. São Paulo: Contexto, 1998 (Coleção Repensando o Ensino).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).