O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: O LUGAR EM MILTON SANTOS COMO PONTO DE PARTIDA
DOI :
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1636Mots-clés :
Ensino de Geografia, Lugar, Anos Iniciais,Résumé
Esse artigo foi construído depois de anos trabalhando como professora da disciplina de “Ensino de Geografia nos Anos Iniciais,” no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA). A experiência vivida com os acadêmicos de pedagogia em formação demostrou a importância da Geografia para os anos iniciais, sendo possível constatar as especificidades didáticas, pedagógicas e desafios nos quais os docentes em formação se encontravam. Os textos explorados foram revelando como era necessário situações que aproximassem os conteúdos formais ao cotidiano, visando explorar os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em distintos momentos da escolaridade, de modo a construir compreensões novas e mais complexas. Nessa perspectiva o trabalho com o lugar foi sendo apontado como ponte para os alunos dos anos iniciais desenvolverem a capacidade de identificar e refletir sobre os diferentes aspectos da relação sociedade-natureza, base necessária a efetivação de uma Geografia Critica no processo de leitura do espaço nos anos subsequentes. Nossas reflexões ocorrem em diálogos com diversos autores, mas ancoradas sobretudo nas contribuições do Professor Milton Santos para compreensão do conceito do lugar, pensando-o dentro da totalidade mundo.
Références
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______, Decreto-Lei n.8.529 de 02 de jan. de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em www.senado.gov.br. Acessado em 20 de junho 2009.
______, Lei n.4.024 de 20 de dez. de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em 01 de junho 2009.
______,Decreto-Lei n.869 de 12 de set. de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica, como disciplina obrigatória, nos sistemas de Ensino do País. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em 01 de Junho 2009.
______, Lei n.5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1 e 2 graus. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em 02 de junho 2019.
______. Lei n.9.394 de 20 de dez. de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF, 23 de dez. de 1996.
CASTELLAR, Sonia. Alfabetização em geografia. Espaço da Escola. Ijuí. Ed. Unijuí. 2000.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
____. Um Lugar no/do Mundo. São Paulo: FFLCH. 2007. Disponível em: http://www.gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/O_ lugar_no_do_mundo.pdf
CALLAI, Helena Copetti & ZARTHA, Paulo Afonso. O estudo do Município e o Ensino de História e Geografia. Ijuí. Livraria Unijuí Editora, 1988.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org). Ensino de geografia: práticas e contextualização no cotidiano, Editora Mediação, 2ª Ed. 2001.
______. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
CASTRO, Marlene Campos de Castro. A importância do ensino de Geografia nas series iniciais do Ensino Fundamental. 2006, 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia), Faculdades Integradas de Mineiros, Goiás, 2006.
CASTROGIOVANNI (org.). Geografia em sala de aula práticas e reflexões; orto Alegre: AGB Seção Porto Alegre. 1998.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. 190 p.
VLACH, V. R. F. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, J. W. (org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004, p.187-217.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).