REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) NOS MUNICÍPIOS LITORÂNEOS DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Auteurs

  • Eduardo de Sousa Marques Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Vanda Carneiro de Claudino - Sales Pós-doutora em Geomorfologia Costeira. Professora do Mestrado Acadêmico de Geografia (MAG), Centro de Ciências Humanas (CCH) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral - CE.
  • Lidriana de Sousa Pinheiro Doutora em Oceanografia. Professora do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza - CE.

DOI :

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i11.1556

Mots-clés :

Coronavirus, Disseminação do Coronavirus, Bloqueio das cidades.

Résumé

Anualmente os municípios litorâneos recebem uma grande quantidade de visitantes, atraídos pela beleza cênica das praias. Grande parte da população brasileira localiza-se nas cidades litorâneas, ocorrendo assim uma grande concentração demográfica. Por esse motivo, os municípios litorâneos se tornaram espaços propícios para a disseminação do Coronavirus (SARS-COV-2), iniciando nas grandes metrópoles e interiorizando posteriormente. Esse artigo traz uma discussão sobre essa problemática, observando os efeitos dos bloqueios nas entradas dos municípios litorâneos do Estado do Ceará, no mês de abril de 2020, a fim de conter a evolução deste vírus. Diante disso, foi discutida as principais consequências socioambientais para os municípios litorâneos. Espera-se que este trabalho possa trazer um entendimento sobre a evolução territorial do vírus e as diferentes situações apresentadas na região metropolitana e no interior do Estado, em especial nos municípios litorâneos.

Biographie de l'auteur

  • Eduardo de Sousa Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
    Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral/Ceará. Mantêm experiências como professor de Geografia (Fundamental II) na rede pública de ensino do município de Sobral e como professor de Geografia no ensino médio no Estado do Ceará (município de Sobral). Participou mensalmente de encontros com professores de Geografia/História e Matemática do município de Sobral, organizada pela Escola de Formação Permanente de Professores (ESFAPEGE). Desenvolveu trabalhos ligados aos impactos ambientais em áreas costeiras, promovendo discussões sobre as questões ambientais e sócio-econômicas pertinentes na zona costeira, sendo este o enfoque durante a construção da monografia. O projeto para o mestrado acadêmico teve como objetivo promover uma análise geossistêmica sobre os processos erosivos na linha de costa do município de Camocim - CE. Participou de 2013 a 2017 como orientador na área das Ciências Humanas na escola Pery Frota (Sobral - CE), fazendo parte como professor representante da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Participou por dois anos consecutivos (2017 e 2018) como professor orientador da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra (OBG-OBCT). Tem experiência como Professor Diretor do Programa (PDT) na escola Deputado Pery Frota. Participou e concluiu com o curso em Educação Ambiental em Sobral-CE e de ensino de Astronomia para professores das escolas públicas pelo CED (SEDUC, Sobral - CE). Produz pesquisas sobre: mudanças climáticas, características geoambientais da zona costeira e ensino de Geografia.

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Publiée

2021-06-30

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REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) NOS MUNICÍPIOS LITORÂNEOS DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. (2021). Revista GeoSertões, 6(11), 157-173. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i11.1556