EL EPA: UNA OPORTUNIDAD DE INCLUSIÓN SOCIAL EN LA EDUCACIÓN RURAL DE LA PROVINCIA DE FORMOSA-ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.558Palabras clave:
Tecnologia para Inclusão Social, Comunidade, Desenvolvimento Comunitário, Práxis Social, Intersetorialidade, Interdisciplinar, Participação, Construção ColetivaResumen
Este artigo tem como objetivo destacar o desenvolvimento de uma tecnologia social que envolve a implementação de uma metodologia construída de forma intersetorial, interdisciplinar e participativa que se desenvolve no marco da Modalidade Rural do Ministério da Cultura e Educação da província de Formosa-Argentina. Desenvolvemos aspectos que vão desde a metodologia até as primeiras conclusões da experiência. Traça a delimitação, os paradigmas, os atores envolvidos, a equipe de trabalho, o desenvolvimento de competências e a participação da comunidade.
Referencias
ANDER-EGG, Ezequiel. Métodos y Técnicas de Investigación Social. Argentina - Ed. Lumen Humanitas, 2000.
ANDER-EGG, Ezequiel. Metodología de Acción Social-Argentina: Ed. Lumen Humanitas, 2010.
CASTORNOVO, Raquel Disertación Trabajo Interdisciplinario del abordaje Territorial. Magister en Trabajo Social Universidad de la Lanús – Argentina -2008
Diéguez, Alberto José Diseño y evaluación de proyectos de intervención socioeducativa y Trabajo Social comunitario- Argentina Editorial Espacio, 2002
FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. Buenos. Aires: Siglo 21 Editorial, 2000.
Ministerio de Cultura y Educación de la Provincia de Formosa (2012): Resolución N° 314/12- Formosa: M C y E.
Ministerio de Cultura y Educación de la Provincia de Formosa (2012): Resoluciones N° 2347/12 y 2366/12, Formosa: M C y E.
PÉREZ SERRANO, Gloria Investigación cualitativa retos e interrogantes-Buenos Aires-Argentina Editorial La Muralla, 1997
ROBERTIS, Cristina Metodología de Intervención en Trabajo social. Bs. As. Argentina- Editorial El Ateneo, 2000
Herman Van de Velde, Educación popular Centro de Investigación, Capacitación y Acción Pedagógica (CICAP)/Facultad Regional Multidisciplinaria (FAREM). Nicaragua .Editorial Estelí: CICAP/FAREM. 2008.
TOMAS, Hernán y otros, Tecnología, Desarrollo y Democracia- Nueve estudios sobre dinámica socio técnicas de exclusión/ inclusión social Bs As. Argentina Editor - Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva-2012
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).