REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES DA ESCOLA E O TRABALHO DO PROFESSOR A LUZ DA TEORIA DE ANTONIO NÓVOA
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v3i5.528Palabras clave:
Educação geográfica, formação docente inicial, escola.Resumen
O presente trabalho é um ensaio teórico construído a partir de atividades realizadas na disciplina Formação de Professores para Educação Geográfica, no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins e do texto “Desafios do Trabalho do Professor no Mundo Contemporâneo” de autoria do professor António Nóvoa. Se objetiva a refletir e compreender os desafios do trabalho do professor e as funções da escola na atualidade, enquanto estratégia pedagógica que possibilita uma formação diferenciada na educação.
Referencias
BASTOS, Remo Moreira Brito. O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada. Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 70, p. 802-825, jul.-set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n70/1809-449X-rbedu-22-70-00802.pdf> Acesso em 01 de abr. de 2018.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino e Geografia: praticas e textualização no cotidiano Porto Alegre: Mediação, 2000, p.11-81.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e Diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2006.
COIMBRA, Cecília Maria B. As funções da instituição escolar: análise e reflexões. Revista Psicologia científica. vol. 9 no. 3. Brasília, DF, 1989. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931989000300006> Acesso em 01 de abr. de 2017.
DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da comissão internacional sobre a educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DEF: MEC: UNESCO. 2001.
NEGRINI, Sandra. Conselhos de Escola: comunidade participativa. Educação em foco. Juiz de Fora. vol. 9, n. 1/2, p. 63-84, 2004. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/> Acesso em: 01 de abr. de 2017.
NÓVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sindicato dos professores de São Paulo. São Paulo, SP, 2007. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf> Acesso em: 01 de abr. de 2017.
SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, V. L. F.; MANZONI, R. M. (Org.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. Bauru: UNESP/FC; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
SUANNO, João Henrique. Por que uma escola criativa? Revista Polyphonia. Vol. 27, numero 01, jan-jun, 2016. p. 81-97. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/issue/view/1785/showToc> Acesso em: 01 de abr. de 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).