MODERNIZAÇÕES, O PERÍODO DA GLOBALIZAÇÃO E ALGUMAS DE SUAS FEIÇÕES GEOGRÁFICAS DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v1i1.28Palabras clave:
Modernizações. Período da Globalização. Meio Técnico-Científico-Informacional.Resumen
Cada época compreende um conjunto de características peculiares que a diferencia das outras. Se não fosse assim, não teríamos propriamente um arranjo de características com possibilidades capazes de agrupá-las no que se pode configurar e delimitar como período histórico. Visa-se, portanto, compreender as modernizações do período da globalização e algumas de suas feições geográficas. O empreendimento deste ensaio busca também chamar atenção para uma interpretação da realidade que use conceitos casados com o tempo atual, ou seja, com a realidade empírica presidida por sistemas de objetos e por sistemas de ações do tempo presente. As modernizações da atualidade são expressas em diferentes dimensões, quais sejam: sociais, econômicas, políticas, técnico-científicas, culturais etc. Seguindo o encaminhamento metodológico do pensamento miltoniano, a interpretação geográfica da atualidade dar-se levando em conta as mudanças que se expressam com mais relevo em feições técnicas, científicas e informacionais que configuram o meio técnico-científico-informacional, a face geográfica da globalização.
Referencias
ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Brasil nos anos noventa: Opções estratégicas e dinâmica regional. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, n. 2, v. 11, p. 9-24, 1999.
BENKO, Gerges. A recomposição dos espaços. Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local. Campo Grande. n. 1, v. 2, p. 7-12, 2001.
______. PECQUEUR, Bernard. Os recursos de territórios e os territórios de recursos. Geosul, Florianópolis, n. 16, v. 32, p. 31-50, 2001.
CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto II – domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
COSTA, Edimilson. A Globalização e o capitalismo contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
ELIAS, Denise. Milton Santos: a construção da geografia cidadã. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, n. 6, v. 124, 2002. Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-124.htm>. Acesso em 24 de set. de 2014.
GÓMEZ LENDE, Sebastián. Tiempo y espacio, período y región. Reflexiones teórico-metodológicas. Geosul. Florianópolis: UFSC, n. 21, v. 42, p. 137-161, 2006.
HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
IANNE, Octávio. A era do globalismo. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MASSEY, Doren. Imaginando a globalização: geometrias de poder de tempo-espaço. Revista Discente Expressões Geográficas. Florianópolis–SC, 3(5), 142-155, 2007. Disponível em: . Acesso em: 12 de jul. 2011.
MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.
ORTEGA y GASSET, José. A rebelião das massas. São Paulo: Martin Fontes, 2007.
SÁ, Alcindo José de. O espaço citricultor paulista nos anos 90: a (re) afirmação de um meio técnico-científico-informacional da globalização. Tese. (Doutorado em Geografia) Departamento de Geografia/FFLCH/USP, São Paulo, 1998.
______. O Brasil encarcerado. Das prisões fora dos presídios às prisões internas aos presídios: Uma geografia do medo. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: EDUSP, 2008a.
______. Espaço e método. São Paulo: EDUSP, 2008b.
______. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.
______. A Natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.
______. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.
______. Técnica, espaço, tempo: Globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: HUCITEC, 1998.
______; ARROYO, Mônica. Globalização, regionalização: A proposta do Mercosul. Indústria e Globalização da Economia. Brasília: SESI-DN, (cadernos técnicos 24). P. 57-64, 1997.
______; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SILVEIRA, Maria Laura. Um país, uma região. Fim de século e modernidades na Argentina. São Paulo: Fapesp/Laboplan, 1999.
SOJA, Edward W. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1993.
VASCONCELOS, Santiago Andrade; SÁ, Alcindo José de. O período da globalização e a reafirmação das regiões. Revista de Geografia. Recife: UFPE/DCG/NAPA, n. 24, v. 3, p. 116-137, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).