A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE IBIPITANGA-BA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10689744Resumen
Este artigo tem o objetivo de identificar como se dá a formação continuada do educador, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Ibipitanga-BA nas dimensões (pedagógica, instrumental consoante os postulados da Ecologia Humana). Para o alcance dos objetivos da pesquisa, como metodologia ancoramo-nos em fontes bibliográficas, documentais e pesquisa direta, esta última realizada através de entrevista com professores, diretores e o secretário municipal de educação. Foram selecionadas duas escolas que possuem maior número de estudantes com deficiência, sendo uma localizada na Zona Rural e a outra na sede de Ibipitanga/BA e incluídos dois professores por área de conhecimento: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências da Natureza, Geografia, Educação Artística, Educação Religiosa e História que lecionam em turmas que possuem maior número de estudantes com deficiência do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). De acordo com os dados preliminares, existe uma maior concentração de estudantes com deficiência matriculados nas escolas pesquisadas, fez-se necessário um cotejamento do ensino inclusivo da área rural e do ensino inclusivo na sede do município, bem como investigamos o processo inclusivo de ensino e aprendizagem desses sujeitos dentro do ambiente escolar. Por fim, a pesquisa utiliza-se da Observação Participativa, com os seguintes instrumentos: observações com os estudantes na aplicação de uma atividade lúdica em parceria com o professor da classe regular. Espera-se que com os resultados obtidos, seja possível trazer contribuições para uma educação mais humana numa perspectiva inclusiva efetiva, especialmente no município estudado, explorando o ambiente com vistas à adaptação do estudante na escola onde está inserido. Que a pesquisa também seja estimuladora para outrem no sentido de, quiçá, proporcionar, a partir das sistematizações e registros das experiências, a elaboração de material didático contextualizado, a criação de metodologias, reflexões curriculares que cooperem na ampliação de políticas públicas para uma EH inclusiva.
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