A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE IBIPITANGA-BA

Autores/as

  • Maria de Fátima Bela Pina (fatimapina2009@hotmail.com) Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro-BA https://orcid.org/0000-0002-8253-0026
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo (maltaslma@gmail.com) Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e colaborador da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro-BA https://orcid.org/0000-0002-3217-8159
  • Maria do Socorro Pereira de Almeida (socorroalmeidaletras@gmail.com) Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFPE e colabora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro-BA https://orcid.org/0000-0002-6061-6128

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10689744

Resumen

Este artigo tem o objetivo de identificar como se dá a formação continuada do educador, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Ibipitanga-BA nas dimensões (pedagógica, instrumental consoante os postulados da Ecologia Humana). Para o alcance dos objetivos da pesquisa, como metodologia ancoramo-nos em fontes bibliográficas, documentais e pesquisa direta, esta última realizada através de entrevista com professores, diretores e o secretário municipal de educação. Foram selecionadas duas escolas que possuem maior número de estudantes com deficiência, sendo uma localizada na Zona Rural e a outra na sede de Ibipitanga/BA e incluídos dois professores por área de conhecimento: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências da Natureza, Geografia, Educação Artística, Educação Religiosa e História que lecionam em turmas que possuem maior número de estudantes com deficiência do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).  De acordo com os dados preliminares, existe uma maior concentração de estudantes com deficiência matriculados nas escolas pesquisadas, fez-se necessário um cotejamento do ensino inclusivo da área rural e do ensino inclusivo na sede do município, bem como investigamos o processo inclusivo de ensino e aprendizagem desses sujeitos dentro do ambiente escolar. Por fim, a pesquisa utiliza-se da Observação Participativa, com os seguintes instrumentos: observações com os estudantes na aplicação de uma atividade lúdica em parceria com o professor da classe regular. Espera-se que com os resultados obtidos, seja possível trazer contribuições para uma educação mais humana numa perspectiva inclusiva efetiva, especialmente no município estudado, explorando o ambiente com vistas à adaptação do estudante na escola onde está inserido. Que a pesquisa também seja estimuladora para outrem no sentido de, quiçá, proporcionar, a partir das sistematizações e registros das experiências, a elaboração de material didático contextualizado, a criação de metodologias, reflexões curriculares que cooperem na ampliação de políticas públicas para uma EH inclusiva.

Biografía del autor/a

  • Maria de Fátima Bela Pina, (fatimapina2009@hotmail.com) Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro-BA

    Mestranda do curso de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela DTCS/CAMPUS III - Juazeiro ? UNEB, Título do projeto de pesquisa ? Ecologia Humana numa perspectiva inclusiva na escola regular do município de Ibipitanga/BA, Orientador: Dr. Profº Sérgio Luiz Malta de Azevedo, CO-ORIENTADORA: Maria do Socorro Pereira de Almeida. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009), especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná em (2010); Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador em (2015); Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Campos Elíseos (2017); Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Campos Elíseos em (2018); Especialista de Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elíseos em (2019). ALUNO(A) ESPECIAL POS-GRADUACAO - Mestrado - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO - UFOB - Componente Curricular: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR - Área de Concentração: ENSINO, IDENTIDADE E CULTURA ESCOLAR - Período Letivo: 2021.1 (14/06/2021 à 06/09/2021). Participante do curso de extensão Educação Inclusiva: Direito à diversidade em Bom Jesus da Lapa BA, cidade pólo das formações em Educação Inclusiva e municípios abrangentes da bacia do Rio Paramirim em (2013). Professora Coordenadora (2013 a 2018) pela Secretaria Municipal de Educação de Ibipitanga/BA. Professora Coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Ibipitanga/BA - CAEESPI (2017 a 2018). Psicopedagoga Institucional ABPp/BA 1523/2019. Atualmente professora do AEE da Escola Municipal Paulo Magalhães - Ibipitanga (BA).

  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo, (maltaslma@gmail.com) Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e colaborador da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro-BA

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós-doutorado em Geografia (UFPE - concluído - 2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande e é . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, modelo de gestão, desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, ecologia humana, geografia, interdisciplinaridade, ensino de geografia e região, hidrelétricas, Estudos regionais da área de Paulo Afonso. Membro doGrupo de Pesquisa Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG) (vice líder), Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) da UFCG e vice líder do de Pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais. Professor do programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoh da Universidade do Estado da Bahia e do Mestrado Profissional em Geografia DA UFCG - PROFGEO.

  • Maria do Socorro Pereira de Almeida, (socorroalmeidaletras@gmail.com) Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFPE e colabora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro-BA

    Doutora em literatura e cultura pela UFPB. Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Especialista em Literatura brasileira pela UFPE, possui graduação em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife. Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia humana e gestão socioambiental PPGECOH/UNEB, campus Juazeiro. Integrante do NDE e CCD de Letras da UAST; Tem projeto na linha de Literatura e ensino pelo Grupo de pesquisa em Linguagem e Educação GEPLE, na UFRPE/UAST. Coordena o grupo de pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais (GPLECS) UFRPE. Atual presidente da Associação brasileira de Ecologia Humana (SABEH). Trabalha na área de Letras em Teoria da literatura, Literatura Portuguesa, brasileira, popular e infantil, principalmente com os temas Literatura e meio ambiente (Ecocrítica), Ecologia humana, Literatura e ensino, Literatura e Cultura, Sertão, Mulher e literatura.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE IBIPITANGA-BA. (2022). Revista GeoSertões, 7(14), 10-34. https://doi.org/10.5281/zenodo.10689744