EXAMINANDO QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO E DA PRÁTICA DOCENTE NA GEOGRAFIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO EMPÍRICO REALIZADO EM JUAZEIRO DO NORTE/CE
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v1i1.29Keywords:
livro didático,Abstract
O livro didático é um material curricular ligado intimamente à seleção e veiculação de informações, como também um instrumento de (re) produção de saberes. É o principal - ou até o único – instrumento utilizado em sala para atividades de leitura, organização de aula, de exercícios, avaliações, entre outros componentes da rotina escolar. Por outro lado, para as editoras, que rivalizam o controle e seleção do seu “produto”, o livro é uma mercadoria. Procurando colaborar no campo de pesquisa que elege o livro didático como alvo de problematização, o presente trabalho pretende apresentar contribuições de pesquisadores sobre esse recurso didático e explorar aspectos de obras escolares adotadas em escolas da rede pública de Ensino Médio da cidade de Juazeiro do Norte/CE. A pesquisa empírica foi desenvolvida em duas escolas: Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel (Polivalente) e Escola Estadual Governador Adauto Bezerra. Foram entrevistados professores dessas instituições visando realizar diagnóstico da Geografia escolar do Ensino Médio e verificar a percepção dos docentes sobre os temas urbanos conforme aparecem em livros adotados. Na pesquisa, problematiza-se: o livro didático constitui um aliado e elemento norteador de temas e recursos metodológicos para o estudo das cidades ou colabora para afastar das aulas a discussão da cidadania dos alunos no próprio lugar de vivência? Que fontes de informação são conhecidas e exploradas para trabalhar e estudar cidades e o urbano nas aulas de Geografia? Foi trabalhada a coleção “Território e Sociedade” para o 1º, 2º, e 3º anos do Ensino Médio, da Editora Saraiva. Um parâmetro importante foi a ficha de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Verificamos a necessidade de maior interligação dos assuntos nas obras estudadas. Os temas aparecem de forma fragmentada, em diferentes unidades e capítulos. A abordagem do urbano - e de outros conteúdos – deve associar-se a atividades de pesquisa e gerar discussão sobre o contexto social vivido por docentes e estudantes. A aproximação dos docentes ao mundo acadêmico deverá ser mais instigada, de maneira a contribuir com a avaliação e uso crítico do livro didático.
References
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In:_____ (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.p. 69-90
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 4v.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Brasília: Secretaria de Educação, 2013.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULART, Lígia B. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. CASTROGIOVANNI, Antônio C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2013. p. 125-128.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Os conteúdos geográficos no cotidiano da escola e a meta de formação de conceitos. In: ALBUQUERQUE, Maria A.M. de; FERREIRA, Joseane A. de S.(Org.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013. cap. 14, p.367-394.
_____. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.195 p.
CAVALCANTI, Lana de Souzaet al. Aprender a Cidade: Elaboração de Material Didático. In:Anais do Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 3, 2009, Goiânia: UEG, 2009.
LAMPERT, Rodrigo Alves. O estudo do lugar como formação do conhecimento e a prática docente em Geografia. In: TONINI, Ivaine Mariaet al (Org.). Ensino da Geografia e da História. Porto Alegre, 2013. p.133-148.
QUEIROZ, Ivan da S.; CUNHA, Maria Soares da. Condicionantes sócioambientais e culturais da formação do CRAJUBAR, aglomerado urbano-regional do Cariri cearense. Revista de Geografia. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Vol. 31, N. 3, p. 149-169, 2014.
SCHAFFER, Neiva Otero. O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto. In: CASTROGIOVANNI, Antônio C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 1998. p. 129-142.
TONINI, Ivaine Maria. Notas sobre imagens para ensinar geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, vol. 3, n 6, jul./dez., 2013. p. 178-191.
______. Imagens nos livros didáticos de Geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia... Mercator – Revista de Geografia da UFC. Fortaleza/CE, Ano 02, V. 01, N. 4, p. 35-44, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).