OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v1i1.27Keywords:
Limites, possibilidades, cartografia escolar, Ensino FundamentalAbstract
No ensino da Geografia, as representações cartográficas são de fundamental importância para a construção do raciocínio sobre o espaço geográfico. Assim, preparar o aluno para o domínio da linguagem própria dessa representação deve ser um dos objetivos dessa disciplina em todos os níveis de escolarização da Educação Básica. Levando isso em conta, propomos aqui discutir os limites e as possibilidades da Cartografia Escolar no ensino, notadamente nos anos iniciais do Fundamental I, atentando para o fato de ser para esse nível da Educação Básica que temos atuado na formação de professores para lecionar a Geografia. Portanto, nossas preocupações em práticas de pesquisa, ensino e extensão, nessa disciplina, têm se enveredado para esse estágio do ensino. Dito assim, partiremos, primeiramente, de uma breve análise sobre a importância de se ensinar a Cartografia Escolar nos anos escolares iniciais da Educação Básica, mais especificamente nos do Ensino Fundamental I; posteriormente, discutiremos os limites do seu ensino e as possibilidades de organizá-lo e realizá-lo para se alcançar o objetivo desejado, ou seja, possibilitar ao aluno ser um leitor e elaborador consciente de representações cartográficas do espaço; finalmente, teceremos breves considerações finais acerca da temática proposta nessa reflexão.References
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