O ESTUDO DO MEIO E O (RE) PENSAR A PRÁTICA DE ENSINO NA PERSPECTIVA CRÍTICA DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1562Keywords:
Ensino de Geografia, Geografia CríticaAbstract
Quando restrita ao uso dos dispositivos midiáticos, recursos e livros didáticos, a geografia escolar se afasta de uma compreensão crítico-reflexiva dos conteúdos da cidade, praticando um ensino funcional, mecânico, excludente, arquétipo de aulas de tipo reprodutivistas, e segregacionistas da vida contemporânea dos habitantes da urbe. Nessa perspectiva, este trabalho discute a contribuição do estudo meio a partir do lócus da geografia crítica contribuindo a complexidade que envolve o tema no processo de ensino-aprendizagem em geografia. Construir um olhar crítico e investigativo sobre a cidade e o processo de urbanização contemporânea, incluindo a crítica a exclusão, a pobreza, a violência e aos diferenciados tipos de segregação no currículo escolar, é urgente e favorável ao reconhecimento das identidades socioespaciais, traz contribuições à emancipação dos sujeitos e ao exercício da cidadania.
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