O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL MOREIRA DIAS EM MOSSORÓ/RN

Autores

  • Ari Magno Batista da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Norte -UERN
  • Neimara Costa de Lima Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria José Costa Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i3.527

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Geografia, Ensino médio

Resumo

O presente artigo aborda um relato de experiência desenvolvida no estágio supervisionado III de Geografia, no qual este é de extrema relevância para a formação do aluno-estagiário, justamente por mostrar um pouco da realidade nos ambientes escolares, com isso norteando e fundamentando a visão do mesmo no tocante do lecionar. O estágio foi realizado na Escola Estadual Moreira Dias localizado na cidade de Mossoró-RN, por ter uma localização privilegiada atrai muitos alunos de vários bairros da cidade. O estágio foi desenvolvido em duas etapas: a observação no qual o aluno estagiário pode perceber toda a dinâmica da escola, ou seja, todo o funcionamento, desde a entrada e saída dos alunos dentro do espaço escolar como também todo funcionamento do corpo laboral da escola. A outra etapa é a regência em que o aluno estagiário pode exercer a prática docente numa determinada turma. Como metodologia, inicialmente foi realizado um estudo das obras sobre o tema, e em seguida a coleta de dados com uma pesquisa qualitativa e quantitativa através de questionários aplicados com os professores, alunos e gestores da escola. Com a obtenção dos dados detectamos fatores essenciais que nos ajudaram no desenvolvimento do estágio. Dessa forma este trabalho nos permitir refletir sobre a experiência do estágio supervisionado e sua contribuição para uma melhor formação do aluno-estagiário.

Referências

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. 1° Simpósio Nacional de educação. Cascavel/PR, 2008.p.1-11.

CALLAI, H. C. Do ensinar geografia ao produzir o pensamento geográfico.Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Curitiba: Educar, 2006.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez ,2012.

SAIKI, Kim; GODOI, Francisco Bueno de. A prática de ensino e o estágio supervisionado. IN: PASSINI, Elza Yasuko etal (Org.). Prática de ensino de geografia e o estágio supervisionado.São Paulo: Contexto, 2007.

VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola. Editora do Autor. São Paulo, 2008. p.52-107. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/53557925/Para-Uma-Geografia-Critica-na-Escola-Jose-William-Vesentini>.Acesso em: 02 out. 2016

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL MOREIRA DIAS EM MOSSORÓ/RN. (2017). Revista GeoSertões, 2(3), 37-50. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i3.527