A ESPACIALIZAÇÃO/VARIAÇÃO DO PREÇO DOS IMÓVEIS EM CAICÓ E SEUS IMPACTOS NO TOCANTE AO DIREITO À MORADIA E A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA ENCONTRADA NAS DIVERSAS REGIÕES DA CIDADE.

Autores

  • Rennan Douglas Alves de Moura (rennandgs91@gmail.com) Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Manoel de Vasconcelos Filho (vasconfilho@gmail.com) Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10689818

Palavras-chave:

Caicó, Cidade, Direito a moradia, Espaço Urbano, Renda da Terra Urbana

Resumo

O seguinte trabalho faz uma análise crítica e sistemática sobre a espacialização e variação nos preços dos imóveis na cidade de Caicó/RN, bem como observa a qualidade da infraestrutura nas diversas regiões da cidade, que apresentam políticas públicas de moradia social. Um outro objeto deste estudo são os impactos no tocante ao direito à moradia assegurado pela Constituição Federal de 1988 em decorrência dos preços cobrados para se ter acesso a uma moradia digna e sua relação com os problemas de segregação e desigualdade socioespacial constatados neste município. A metodologia utilizada para este estudo foi uma abordagem quali-quantitativa, em que se priorizou, seguindo a orientação de Minayo (2001), o significado das coisas, suas representatividades e valores. No decorrer da pesquisa buscou-se trabalhar também com o conceito de Renda Diferencial, desenvolvido por Singer (1980), onde o mesmo explica como a localização vai ser um fator relevante na valorização de determinados espaços. Logo, constatou-se durante a referente pesquisa que à medida que o cidadão busca maiores amenidades o custo de tal bem se torna maior e com isso o acesso a uma infraestrutura e moradia digna se torna cada vez mais inacessível.

Palavras-chaves: Caicó, Cidade, Direito a moradia, Espaço Urbano, Renda da Terra Urbana

Biografia do Autor

  • Rennan Douglas Alves de Moura, (rennandgs91@gmail.com) Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Aluno do Curso de Licenciatura em Geografia da UFRN, bolsista voluntário do PIBIC/UFRN. Monitor do curso de Licenciatura em Geografia/UFRN.
  • João Manoel de Vasconcelos Filho, (vasconfilho@gmail.com) Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor Adjunto do Departamento de Geografia/CERES/CAICÓ/UFRN

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.496p. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em:30/11/2022.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade: o homem e a cidade; a cidade e o cidadão; de quem é o solo urbano? São Paulo: Editora Contexto, 1992.

CORRÊA, Roberto Lobato et al. O espaço urbano. São Paulo, Ática, 1989.

Estatuto da Cidade. Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Senado Federal, Brasília, 2001.

Imobiliária São João. Disponível em: <https://imobsaojoao.com.br>. Acesso em: 24 Ago, 2022

MEDEIROS, Ravena Valcácer de. Entre o direito e a negação à moradia: análises das políticas públicas de moradia social em Caicó. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SINGER, Paul. O uso do solo urbano na economia capitalista. Boletim paulista de Geografia, n. 57, p. 77-92, 1980.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. São Paulo: 1988.

VASCONCELOS FILHO, João Manoel de. O Direito à moradia e o discurso de Implantação de políticas públicas habitacionais na perspectiva de construção de cidades saudáveis e democráticas: reflexões sobre Araguaína-TO. Tese de Doutorado. UFU, Uberlândia, 2013.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

A ESPACIALIZAÇÃO/VARIAÇÃO DO PREÇO DOS IMÓVEIS EM CAICÓ E SEUS IMPACTOS NO TOCANTE AO DIREITO À MORADIA E A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA ENCONTRADA NAS DIVERSAS REGIÕES DA CIDADE. (2022). Revista GeoSertões, 7(14), 64-80. https://doi.org/10.5281/zenodo.10689818