AS LINGUAGENS E TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA POLÍTICA: PROPOSTAS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DAS TIRAS DA MAFALDA

Autores

  • Luiz Henrique Andrade Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
  • Renata Barrocas Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1817

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Ensino, Website

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um material didático que colabora no ensino de Geografia Política, através das tiras da personagem Mafalda, junto aos anos finais do Ensino Fundamental. O método adotado foi a construção de um website para facilitar ao professor estratégias de ensino em quatro categorias que contextualizam a Geografia Política na escola Nova Ordem Mundial, segregação socioespacial, cartografia aplicada à Geografia Política e os fluxos migratórios com enfoque aos refugiados. Como resultados, destacamos o desenvolvimento de atividades que envolvem as diferentes linguagens de ensino e técnicas empregadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tais como: padlet, podcasts, música e gamificação. Quanto ao uso destes recursos, ressaltamos suas vantagens e também as fragilidades de suas aplicações no atual contexto educacional brasileiro. Consideramos que uma pesquisa com esta temática possa contribuir junto às reflexões e desenvolvimento do raciocínio geográfico através da linguagem plural que as TICs permitem e, sobretudo, com o propósito de estimular o aprimoramento de habilidades que envolvem o ensino de Geografia Política entre os estudantes.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Andrade, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

    Estudante do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), realiza pesquisas de iniciação científica voltadas à educação e ensino, enfatizando a aplicação de diferentes linguagens de ensino e TICs nas aulas de Geografia.

    ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4940-0892

  • Renata Barrocas, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
    Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro). Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (UNIMEs).  Orienta pesquisas na licenciatura em Geografia- UNIMES.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

AS LINGUAGENS E TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA POLÍTICA: PROPOSTAS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DAS TIRAS DA MAFALDA. (2023). Revista GeoSertões, 6(12), 53-69. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1817