A QUESTÃO RACIAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Aiala Colares Couto Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1657

Palavras-chave:

Geografia. Ensino. Antirracista.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo apresentar reflexões provocativas acerca das práticas pedagógicas do ensino de Geografia crítica nas escolas. Durante o movimento da chamada Geografia crítica, as questões étnicorraciais foram negligenciadas ou invisibilizadas nos vários debates que trouxeram temas pertinentes que tratavam das contradições históricas da relação capital e trabalho. Todavia, destaca-se que o racismo se constituiu como uma ferramenta importante na estruturação do capitalismo e, por isso, vários problemas de ordem política, econômica, social e cultural têm suas bases na ideia de raça. Portanto, o ensino de Geografia escolar deve partir de pedagogias antirracistas na sala de aula e nas escolas, contribuindo para o enfretamento ao racismo.

Biografia do Autor

  • Aiala Colares Couto, Universidade do Estado do Pará
    Geógrafo. Dputor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental (NAEA-UFPA). Professor Assitente IV da Universidade do Estado do Pará.  

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Publicado

14-03-2021

Como Citar

A QUESTÃO RACIAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. (2021). Revista GeoSertões, 5(10), 207-225. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1657