A GEOGRAFIA CRÍTICA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Autores

  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade do Estado da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1653

Palavras-chave:

PIBID, Tendências críticas de ensino Geografia, Currículo, Lugar social do estudante.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar algumas práticas desenvolvidas no período considerado para esse estudo, (2012 a 2020) com o Programa de iniciação à docência PIBID   na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e Universidade Federal de Campina Grande - UFCG no que concerne a formação inicial embasada nas tendências críticas de ensino de Geografia, com destaque para método dialético que, pelo menos no nível das intenções, a nosso ver, deveria se materializar e difundir-se no currículo da escola básica, através da dimensão crítica na  Geografia escolar.  Foram desenvolvidos diversos projetos de intervenção e/ou colaboração, a partir da articulação entre as temáticas do currículo escolar e o lugar social dos discentes e docente, objetivando articular as diversas escalas geográficas à escala local, possibilitando a construção de conhecimentos significativos e uma maior compreensão da realidade, visando estimular a transformação social e a participação cidadã. Para elaboração deste artigo foram analisados os relatórios dos subprojetos Geografia para o período já assinalado e os relatos de experiência dos autores na coordenação das atividades dos referidos subprojetos. As bases teóricas da pesquisa se ligam a espacialidade geográfica, esta concebido numa visão crítica, a exemplo da totalidade e do lugar social, debatidos por vários geógrafos representantes da Geografia Crítica, como Milton Santos, Armando Correia da Silva e Lana de Souza Cavalcanti por exemplo, cujas obras fundamentaram as pesquisas em ensino de Geografia.  A pesar disso, nota-se que o programa vem sofrendo, nos últimos anos, um desmonte em suas concepções e ações o que tem acarretado em enorme retrocesso político-educacional e operacional.

Biografia do Autor

  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
    Professor da Unidade Acadêmica de Geofrafia - UAG do Centro de Humanidades da UFCG e do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão sócio Ambiental da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
  • Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade do Estado da Paraíba
    Profa. Dra. em Geografia e Chefe do Departamento de Geografia da UEPB

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Publicado

14-03-2021

Como Citar

A GEOGRAFIA CRÍTICA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID. (2021). Revista GeoSertões, 5(10), 167-183. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1653