A GEOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Autores

  • Paulo Sérgio Cunha Farias Universidade Federal de Campina Grande- UAEd-CH

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1649

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Geografia, Geografia Escolar Crítica, Cidadania.

Resumo

Este ensaio objetiva analisar o papel educativo da Geografia Escolar Crítica na formação para a cidadania no Brasil. Para isso, amparou-se nos princípios da pesquisa bibliográfica e nos fundamentos da teoria crítica. Procura revelar como a Educação e a Geografia Escolar, em suas diferentes perspectivas e em diferentes contextos históricos do país, estiveram no centro dos conflitos inerentes à cidadania. Conclui que a educação fundamentada na filosofia da práxis e a Geografia Escolar Crítica podem contribuir para a superação do modelo de sociedade brasileira atual e da sua cidadania atrofiada, mutilada e amputada, que se traduz na figura do cidadão produtivo e consumidor, que as propostas curriculares pragmáticas oficiais contemporâneas objetivam formar. Considera que a Geografia Crítica Escolar, por possibilitar a leitura das contradições do espaço, pode contribuir para a formação da consciência política necessária às lutas para a edificação da cidadania real, integral, irrestrita e concreta. 

Palavras-chaves: Educação; Ensino de Geografia; Geografia Escolar Crítica; Cidadania.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Cunha Farias, Universidade Federal de Campina Grande- UAEd-CH
    Graduação em Geografia pela UEPB, mestre e doutor em Geografia pela  UFPE.

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Publicado

2021-03-14