O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: O LUGAR EM MILTON SANTOS COMO PONTO DE PARTIDA

Autores

  • Virgínia Célia Cavalcante de Holanda UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1636

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Lugar, Anos Iniciais,

Resumo

Esse artigo foi construído depois de anos trabalhando como professora da disciplina de “Ensino de Geografia nos Anos Iniciais,” no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA). A experiência vivida com os acadêmicos de pedagogia em formação demostrou a importância da Geografia para os anos iniciais, sendo possível constatar as especificidades didáticas, pedagógicas e desafios nos quais os docentes em formação se encontravam. Os textos explorados foram revelando como era necessário situações que aproximassem os conteúdos formais ao cotidiano, visando explorar os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em distintos momentos da escolaridade, de modo a construir compreensões novas e mais complexas. Nessa perspectiva o trabalho com o lugar foi sendo apontado como ponte para os alunos dos anos iniciais desenvolverem a capacidade de identificar e refletir sobre os diferentes aspectos da relação sociedade-natureza, base necessária a efetivação de uma Geografia Critica no processo de leitura do espaço nos anos subsequentes. Nossas reflexões ocorrem em diálogos com diversos autores, mas ancoradas sobretudo nas contribuições do Professor Milton Santos para compreensão do conceito do lugar, pensando-o dentro da totalidade mundo.

Biografia do Autor

  • Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)
    Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na linha de Pesquisa: Dinâmica Urbana e Regional junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolveu Pesquisa sobre: O papel da Interiorização do Ensino Superior no espaço Urbano e Regional das cidades médias do Nordeste Brasileiro." É Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde ingressou por meio de concurso publico em 1995, sendo coordenadora do Mestrado Acadêmico da mesma Instituição no período de (2012 a 2016), fazendo atualmente parte do quadro de orientadores permanentes. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento Urbano e Regional (GEPPUR), certificado pelo CNPq. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa (2008-2018) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Cidades Médias, Circuitos Espaciais da Economia Urbana e a Geografia da Expansão do Ensino Superior no Nordeste Brasileiro. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE no período de (2007 a 2018). Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), para o período de novembro de 2020 a novembro de 2022.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______, Decreto-Lei n.8.529 de 02 de jan. de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em www.senado.gov.br. Acessado em 20 de junho 2009.

______, Lei n.4.024 de 20 de dez. de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em 01 de junho 2009.

______,Decreto-Lei n.869 de 12 de set. de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica, como disciplina obrigatória, nos sistemas de Ensino do País. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em 01 de Junho 2009.

______, Lei n.5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1 e 2 graus. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em 02 de junho 2019.

______. Lei n.9.394 de 20 de dez. de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF, 23 de dez. de 1996.

CASTELLAR, Sonia. Alfabetização em geografia. Espaço da Escola. Ijuí. Ed. Unijuí. 2000.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

____. Um Lugar no/do Mundo. São Paulo: FFLCH. 2007. Disponível em: http://www.gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/O_ lugar_no_do_mundo.pdf

CALLAI, Helena Copetti & ZARTHA, Paulo Afonso. O estudo do Município e o Ensino de História e Geografia. Ijuí. Livraria Unijuí Editora, 1988.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org). Ensino de geografia: práticas e contextualização no cotidiano, Editora Mediação, 2ª Ed. 2001.

______. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

CASTRO, Marlene Campos de Castro. A importância do ensino de Geografia nas series iniciais do Ensino Fundamental. 2006, 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia), Faculdades Integradas de Mineiros, Goiás, 2006.

CASTROGIOVANNI (org.). Geografia em sala de aula práticas e reflexões; orto Alegre: AGB Seção Porto Alegre. 1998.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. 190 p.

VLACH, V. R. F. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, J. W. (org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004, p.187-217.

Downloads

Publicado

14-03-2021

Como Citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: O LUGAR EM MILTON SANTOS COMO PONTO DE PARTIDA. (2021). Revista GeoSertões, 5(10), 226-240. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1636