REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) NOS MUNICÍPIOS LITORÂNEOS DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Eduardo de Sousa Marques Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Vanda Carneiro de Claudino - Sales Pós-doutora em Geomorfologia Costeira. Professora do Mestrado Acadêmico de Geografia (MAG), Centro de Ciências Humanas (CCH) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral - CE.
  • Lidriana de Sousa Pinheiro Doutora em Oceanografia. Professora do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza - CE.

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i11.1556

Palavras-chave:

Coronavirus, Disseminação do Coronavirus, Bloqueio das cidades.

Resumo

Anualmente os municípios litorâneos recebem uma grande quantidade de visitantes, atraídos pela beleza cênica das praias. Grande parte da população brasileira localiza-se nas cidades litorâneas, ocorrendo assim uma grande concentração demográfica. Por esse motivo, os municípios litorâneos se tornaram espaços propícios para a disseminação do Coronavirus (SARS-COV-2), iniciando nas grandes metrópoles e interiorizando posteriormente. Esse artigo traz uma discussão sobre essa problemática, observando os efeitos dos bloqueios nas entradas dos municípios litorâneos do Estado do Ceará, no mês de abril de 2020, a fim de conter a evolução deste vírus. Diante disso, foi discutida as principais consequências socioambientais para os municípios litorâneos. Espera-se que este trabalho possa trazer um entendimento sobre a evolução territorial do vírus e as diferentes situações apresentadas na região metropolitana e no interior do Estado, em especial nos municípios litorâneos.

Biografia do Autor

  • Eduardo de Sousa Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
    Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral/Ceará. Mantêm experiências como professor de Geografia (Fundamental II) na rede pública de ensino do município de Sobral e como professor de Geografia no ensino médio no Estado do Ceará (município de Sobral). Participou mensalmente de encontros com professores de Geografia/História e Matemática do município de Sobral, organizada pela Escola de Formação Permanente de Professores (ESFAPEGE). Desenvolveu trabalhos ligados aos impactos ambientais em áreas costeiras, promovendo discussões sobre as questões ambientais e sócio-econômicas pertinentes na zona costeira, sendo este o enfoque durante a construção da monografia. O projeto para o mestrado acadêmico teve como objetivo promover uma análise geossistêmica sobre os processos erosivos na linha de costa do município de Camocim - CE. Participou de 2013 a 2017 como orientador na área das Ciências Humanas na escola Pery Frota (Sobral - CE), fazendo parte como professor representante da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Participou por dois anos consecutivos (2017 e 2018) como professor orientador da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra (OBG-OBCT). Tem experiência como Professor Diretor do Programa (PDT) na escola Deputado Pery Frota. Participou e concluiu com o curso em Educação Ambiental em Sobral-CE e de ensino de Astronomia para professores das escolas públicas pelo CED (SEDUC, Sobral - CE). Produz pesquisas sobre: mudanças climáticas, características geoambientais da zona costeira e ensino de Geografia.

Referências

ASSIS, L. F. Entre o turismo e o imobiliário: velhos e novos usos das segundas residências sob o enfoque da multiterritorialidade. Tese de doutorado em Geografia humana, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Programa de pós-graduação em Geografia Humanas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), 279 p, 2012.

BARROS, E. L. Erosão costeira no litoral do município de Icapuí - CE na última década: causas, consequências e perspectivas futuras. Tese de doutorado em Ciências Marinhas Tropicais, Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza (CE), 254 p, 2018.

BRANDÃO, R. L. Regiões costeiras. In: SILVA, C. R (Ed.). Geodiversidade do Brasil – Conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro (RJ), CPRM, 2008. Capítulo 6, p. 89 – 97.

BRASIL DE FATO. Por que Fortaleza se tornou a capital mais atingida pelo novo coronavírus. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/04/09/por-que-fortaleza-se-tornou-a-capital-mais-atingida-pelo-novo-coronavirus. Acessado em: 03 de maio de 2020.

CLAUDINO-SALES, V. Parecer técnico sobre a destruição de duna na Área de Proteção Ambiental Municipal das Praias de Mundaú, Emboaca e Flecheiras (Flecheiras, Município de Trairi, Estado do Ceará). Parecer técnico para o Ministério Público Estadual do Ceará, 2020.

CLAUDINO-SALES, V.; PEULVAST, J. P. Geomorfologia da zona costeira do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. In: SILVA, J. B.; DANTAS, E. W. C.; ZANELLA, M. E.; MEIRELES, A. J. A. (Org.). Litoral e sertão, natureza e sociedade no nordeste brasileiro. Fortaleza: Fortaleza (CE), Expressão gráfica, 2006. Parte II, p. 349 – 366.

DAVIS JR., R. A. Coastal sedimentary environments. New York: Spring – Verlag, 716 p, 1985.

DIÁRIO DO NORDESTE. 31 cidades do Ceará fecham entrada para visitantes para frear COVID-19: Veja lista. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/online/cidades-do-ceara-fecham-entrada-para-visitantes-para-conter-covid-19-veja-lista-1.2232270. Acessado em: 02 de maio de 2020.

ESTADÃO. Na contramão do resto da economia, setores essenciais aceleram contratações. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,na-contramao-do-resto-da-economia-setores-essenciais-aceleram-contratacoes,70003251983. Acessado em: 01 de maio de 2020.

FARIAS, E. G. G. Aplicação de técnicas de geoprocessamento para a análise da evolução da linha de costa em ambientes litorâneos do Estado do Ceará. Dissertação de mestrado em Ciências Marinhas Tropicais, Instituto Ciências do Mar – LABOMAR. Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza (CE), 123 p, 2008.

G1. Cidades do Ceará restringem entradas de visitantes em ação contra coronavírus; veja lista. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/04/09/cidades-do-ceara-restringem-entradas-para-visitantes-em-acoes-de-combate-a-pandemia-do-novo-coronavirus-veja-lista.ghtml. Acessado em: 03 de maio de 2020.

Harvey, D. O espaço como palavra-chave. Em Pauta, v. 35, n. 13, p. 126 – 152, 2015.

IBGE. Atlas geográfico das zonas costeiras e oceânicas do Brasil. Diretoria de Geociências, Rio de Janeiro, IBGE, 2011.

INTEGRA SUS. Óbitos por COVID-19. Disponível em: https://indicadores.integrasus.saude.ce.gov.br/indicadores/indicadores-coronavirus/obitos-covid. Acessado em: 25 de maio de 2020a.

INTEGRA SUS. Boletim epidemiológico novo Coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://indicadores.integrasus.saude.ce.gov.br/indicadores/indicadores-coronavirus/obitos-covid. Acessado em: 02 de maio de 2020b.

IPECE. IPECEDATA: Sistema de Informações Geossocioeconômicas do Ceará. Disponível em: http://ipecedata.ipece.ce.gov.br/ipece-data-web/module/perfil-municipal.xhtml. Acessado em: 04 de maio de 2020.

MARQUES, E. S. Análise da variação natural e antropogênica da linha de costa no litoral de Camocim, Estado do Ceará. Dissertação de mestrado em Geografia, Sobral (CE), Mestrado Acadêmico em Geografia, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE, 176 p, 2020.

MARQUES, E. S.; CLAUDINO-SALES, V.; PINHEIRO, L. S. Análise das características geoambientais costeiras da cidade de Camocim – CE. Revista Equador, UFPI, v. 8, n. 3, p. 225 – 241, 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença: COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acessado em: 01 de maio de 2020.

O POVO ONLINE. Após se alastrar pelo Litoral Leste, coronavírus avança no Litoral Oeste do Ceará. Disponível em: https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/04/11/apos-litoral-leste-coronavirus-avanca-litoral-oeste-ceara-covid-19.html. Acessado em: 05 de maio de 2020a.

O POVO ONLINE. Órgãos denunciam destruição da paleoduna Cascudo do Fogo, em Icaraí de Amontada. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2020/04/27/orgaos-denunciam-destruicao-da-paleoduna-cascudo-do-fogo--em-icarai-de-amontada.html. Acessado em: 20 de maio de 2020b.

O POVO ONLINE. Turismo cearense lidera crescimento no Nordeste em 2019. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2020/02/13/turismo-cearense-lidera-crescimento-no-nordeste.html. Acessado em: 23 de novembro de 2020c.

PEREIRA, S. D. Conceitos e definições da saúde e epidemiologia usados na vigilância sanitária. São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf. Acessado em: 02 de maio de 2020.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro, 19ª edição, Record, 2010.

SILVA, J. B.; MUNIZ, A. M. V. Pandemia do Coronavírus no Brasil: Impactos no Território Cearense. Espaço e economia, Revista brasileira de Geografia Econômica, v. 17, ano IX, n. 17, 2020.

SOUZA, C. R. G. Erosão Costeira e os Desafios da Gestão Costeira no Brasil. Revista de Gestão Costeira Integrada, v. 9, n. 1, p. 17 – 37, 2009.

SUGUIO, K. Dicionário de Geologia sedimentar e áreas afins. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1222 p, 1998.

SUGUIO, K. Geologia do quaternário e mudanças ambientais. São Paulo: Oficina de textos, 408 p, 2010.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) NOS MUNICÍPIOS LITORÂNEOS DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. (2021). Revista GeoSertões, 6(11), 157-173. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i11.1556