O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA

Autores

  • Elany Cristina Barros da Silva Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará
  • Genylton Odilon Rego Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1536

Palavras-chave:

geografia escolar, ensino de geografia, educação básica, cidade educadora.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar uma discussão teórica sobre o ensino da disciplina geografia na educação básica, trazendo para a centralidade do debate as proposições postas pelos defensores da cidade educadora enquanto perspectiva de seleção, organização e construção do conhecimento a ser trabalhado nas aulas. Partimos da contextualização do conceito de cidade educadora, destacando seus princípios e levantando reflexões sobre as potencialidades da adoção desta perspectiva para o ensino da geografia escolar. A pesquisa bibliográfica que resultou na escrita deste artigo selecionou os textos de Cabezudo (2004), Gadotti (2006), Gatotti e Padilha (2004), Brada e Rios (2004) e Freire (2018) que foram analisados e cujos resultados são aqui discutidos. Conclui-se que a perspectiva da cidade educadora apresenta grande potencialidade para promover a oxigenação do ensino de geografia na educação básica, pois os princípios educativos contidos na concepção de cidade educadora possibilitam o redescobrimento da cidade e a ampliação da noção de espaço de aprendizado ao tomar a cidade em sua totalidade como um espaço educativo.

Biografia do Autor

  • Elany Cristina Barros da Silva, Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará
    Formada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia (UFPA). Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Genylton Odilon Rego Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
    PROFESSOR TITULAR DA UFPA. DIRETOR GERAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA. SECRETARIO REGIONAL DA SBPC (2019-2021)

Referências

ARROYO, M.G. Currículo, território em disputa. 5ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BARBOSA, M. E. S. A geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 83, jan./jun. 2016.

BRADA, A.; RIOS, G. Argumentos e estratégias para a construção da Cidade Educadora. In. Cidade Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras América Latina, 2004.

CABEZUDO, A. Cidade educadora: uma proposta para os governos locais. In. Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras América Latina, 2004.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida cotidiana. Campinas: Papirus, 2009.

ESPAÇOS URBANOS E CIDADES EDUCADORAS. Rosário, Argentina: Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), v.1, n. 5, agosto 2019.

FERRETTI, O. E. A cidade como espaço educador: por uma prática pedagógica espacial com estudantes de pedagogia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, e77717, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623677717. Acesso em: 02 de agosto de 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66ª ed. São Paulo. Paz e Terra, 2018.

______. Política e Educação. 2° Ed. São Paulo, Paz e Terra, 2015.

______. Educação permanente e cidade educativa, 1991. Relatório da Série N.º: Obra de Paulo Freire; Série Manuscritos. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:80/xmlui/handle/7891/1539. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

GADOTTI, M. A Escola na cidade que educa. Cadernos CENPEC, São Paulo, vol. 1, n.1, p.133-139. 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/160/189. Acesso em: 17 abril 2019.

GADOTTI, M.; PADILHA, P.R.; CABEZUDO, A. (Orgs.). Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras América Latina, 2004.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 8ª Ed. Campinas-SP: PAPIRUS, 2004.

LIBÂNEO, J.C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissionais docentes- São Paulo: Cortez, 2008.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. Educação e ensino da geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U.; et.al (orgs.) Para onde vai o ensino da geografia? São Paulo: Contexto, 2008.

SADER, Emir. “Prefácio”. MÉSZÁROS, ISTVÁN. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

SANTOMÉ, J. T. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação.Porto Alegre: Penso, 2013.

______. Currículo escolar e justiça social: O cavalo de Tróia da educação. Porto Alegre: Penso, 2012.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo, EDUSP, 4ª ed. 2009.

______. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo, EDUSP, 6ª ed. 2012.

______. O Espaço do Cidadão. São Paulo, EDUSP, 6ª ed. 2014.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. “Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108.

SOARES JUNIOR, F. C. A produção histórica do ensino da geografia no Brasil. In: II Congresso Brasileiro de História da educação. 2002. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/0743.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2014.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2.Ed. São Paulo: Annablume, 2008.

VLACH, Vânia. Geografia em construção. Belo Horizonte: Lê, 1991.

ZITKOSKI. J. J. Cidade educadora e emancipação social: o desafio de uma educação fundamentada numa razão dialógica. Revista Educação Unisinos. Maio/Ago v. 9. N. 2. 2005. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6315>. Acesso em 14 de abril de 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-14