A BRINCADEIRA DA BARRA-BANDEIRA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DE CRIANÇAS

Autores

  • Paulo Sérgio Cunha Farias Universidade Federal de Campina Grande- UAEd-CH
  • Renata Palmeira Marcelino Barros Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1371

Palavras-chave:

Alfabetização Cartográfica, Representações Cartográficas, Formação Continuada, Barra-bandeira

Resumo

Preparar o professor para a alfabetização cartográfica do aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental se constitui como uma condição para a plena realização da construção do raciocínio espacial, tanto no plano perceptivo quanto no representativo. Assim sendo, no ano de 2018, foi realizado, no âmbito do PROBEX/UFCG, o projeto de extensão “Representações do espaço vivido: a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, o qual, amparado nos postulados teóricos do construtivismo e nos conceitos da epistemologia piagetiana, propôs-se a fazer a formação continuada para a alfabetização cartográfica junto às professoras de uma escola da rede pública municipal de Campina Grande-PB. Este estudo, fundamentado na análise/síntese do relatório final dessa ação extensionista, objetiva analisar uma das atividades realizadas com esse propósito: a brincadeira da barra-bandeira. Constatou-se que esta pode, de forma lúdica, contribuir para a construção dos conceitos geográficos de território, limites, fronteiras e continuidade espacial, basilares para a construção da representação cartográfica por crianças nas fases do pensamento pré-operatório e concreto.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Cunha Farias, Universidade Federal de Campina Grande- UAEd-CH
    Graduação em Geografia pela UEPB, mestre e doutor em Geografia pela  UFPE.

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed., reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.

CALLAI, Helena, Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 18/11/2015.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ AGB, 1999.

______ (org.). Ensino de geografia: práticas e contextualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. A linguagem e a representação cartográfica. In: ______. O ensino de geografia. São Paulo: CENGAGE Learning, 2011. (Coleção ideias em ação)

CAVALCANTI, Lana de Sousa. O ensino de geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistérios; Formação e Trabalho Pedagógico)

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha Farias (coord.). Representações do espaço vivido: a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental (relatório final), extensão, PROBEX/UFCG, maio/dezembro de 2018.

FELIPE, Jane. Aspectos gerais do desenvolvimento infantil. In: CRAIDY, Carmen Maria (org.). Convivendo com crianças de 0 a 6 anos: o educador de todos os dias. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011 (Cadernos de Educação Infantil; n. 5).

FERRACINI, Rosemberg. Entrevista com a professora Dra. Sonia Castellar: da formação de professores ao livro didático. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 241-274, 2014.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin (org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SIMIELI, Maria Elena Ramos. A cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A geografia em sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 98-108.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

A BRINCADEIRA DA BARRA-BANDEIRA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DE CRIANÇAS. (2020). Revista GeoSertões, 4(8), 88-107. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1371