ELUCUBRAÇÕES LUNARES SOBRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO — AS EXTENSÕES E A QUESTÃO DA VONTADE INERENTE
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v3i6.1044Palavras-chave:
Meio de Comunicação de Massa, Marshall McLuhan, Inerência da VontadeResumo
Este texto livre, esboçado à duas mãos é o resultado de uma mesa redonda, no âmbito da reunião do GT Nietzsche e Indigenciação. É fruto de leituras e discussões livres, acerca de alguns pontos de Marshall McLuhan e de Michel Foucault, sem utilizá-los sempre como esteio da discussão, no objetivo de compreender um pouco do contexto do ser social, no tempo presente e relativamente às interações midiáticas cotidianas. O presente texto fora desenvolvido utilizando-se da investigação bibliográfica e em discussão em grupo. . Para o jogo livre da presente narrativa-análise, utilizamos da metodologia desenvolvida por Feliciano de Mira, a Epistemologia Metafórica.
Referências
DA SILVA, Wellington Amancio. Hans Ulrich Gumbrecht Reader of Martin Heidegger: conception of presence production. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 505-522, Sept./Dec. 2017.
______. Aspectos da existência situada em Heidegger. Revista Logos & Existência (Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial), v. 3, n. 1, p. 73-78, 2014.
______. A transição da coisa ao objeto denominado. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 1, n. 17, p. 84-98. dez. 2017.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Editora Imago, 1997.
FUKUYAMA, F. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
HEIDEGGER, Martin, “Lettre sur l’humanisme (Lettre à Jean Beaufret)”, in Questions III et IV, Paris, Gallimard, 2002.
LEVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência- O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004.
MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Editora Cultrix, 1979.
MIRA, Feliciano de. Ao Correr do Olhar — Contributos para uma epistemologia
metafórica. Edições Subjectivas, Oficina do Espírito, Arraiolos: Portugal, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).